Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Estes são os cinco peixes mais saudáveis segundo a ciência: e são muito melhores que qualquer tipo de carne
Ricos em proteínas e outros nutrientes, alguns especialistas em alimentação indicam substituir a carne vermelha por peixe.
03/09/2024
O consumo de peixe oferece uma série de benefícios para a saúde. O alimento é uma importante fonte de proteínas e vitaminas, além de ser rico em ácidos graxos e ômega 3, nutriente essencial para a manutenção de diversas funções vitais do nosso organismo. Aliás, de acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa da Suécia publicado em setembro na revista Communications Earth & Environment, algumas espécies marinhas possuem um valor nutricional maior do que qualquer outro tipo de carne. Por esse motivo, os especialistas recomendam o consumo de pescados, pelo menos, 3 vezes por semana.
Conheça 5 espécies de peixes considerados mais saudáveis que a carne e saiba como incluí-los no seu cardápio.
Estudo afirma que peixes são mais saudáveis do que a carne bovina, suína e frango
Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisas da Suécia descobriu que alguns peixes fornecem mais proteína do que outros alimentos de origem animal. Os pesquisadores chegaram a esse resultado após avaliarem 41 espécies marinhas que vivem na água doce e salgada. Entre elas, o salmão, o linguado, a sardinha, a anchovas e a tilápia foram considerados excelentes fontes de proteína. A pesquisa também destacou que esses peixes são ricos em nutrientes como selênio, iodo, vitamina D, vitamina B12, ferro, zinco e fósforo.
Em relação ao teor de gordura, o peixe é basicamente composto por ômega-3, que por sinal é um poderoso aliado da saúde. Ele auxilia no funcionamento dos sistemas cardiovascular, neurológico e atua na produção hormonal. Contudo, nosso organismo não é capaz de produzir ômega-3 naturalmente, logo, nossa principal fonte é a alimentação.
Se você busca por uma alimentação mais saudável e equilibrada, vale a pena apostar no peixe como uma das principais fontes de proteína na dieta.
5 Receitas com peixes ricos em proteína para você substituir a carne vermelha
Filé de salmão ao forno
O salmão possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O peixe também é rico em cálcio, selênio, vitamina A e D, sendo uma ótima alternativa para prevenir problemas ósseos e na glândula tireóide. Apesar de ser um pouco mais caro que outras espécies, é interessante incluir o alimento na dieta de vez em quando, pois os benefícios compensam. Você pode apostar em um filé de salmão ao forno. O prato é fácil de preparar e leva poucos ingredientes.
Filé de tilápia frito
A tilápia é rica em ácidos graxos como o ômega-3 e ômega-6. Seus benefícios incluem prevenção de doenças do coração e neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer O peixe também contribui para o fortalecimento dos ossos e dentes. O melhor de tudo é que a tilápia é super popular no Brasil e pode ser encontrada com facilidade em diversas peixarias e supermercados. São diversas opções de receitas com o peixe, mas dessa vez, nossa dica vai ser o clássico filé de tilápia frito.
Receita de anchova ao forno
A anchovas promove a saúde do cérebro e do coração. Ela é um peixe bem pequeno e pode ser encontrada por toda a costa brasileira. Por isso, seu preço é bem mais em conta. O alimento ainda favorece o ganho de massa muscular e possui um menor teor calórico. Por isso, é uma ótima opção para pessoas que praticam atividade física.
Receita de sardinha na panela de pressão
A sardinha é um dos peixes que mais oferece proteína e ômega 3. Além disso, ela é uma grande fonte de fósforo, triptofano e vitamina B12, nutrientes que atuam na saúde do cérebro. Para deixar seu cardápio ainda mais saudável, dê preferência a sardinha in natura ao invés da versão enlatada. Outra dica é preparar o peixe no forno ou panela de pressão, pois o prato fica menos gorduroso.
Receita de linguado à portuguesa
O linguado é rico em micro e macronutrientes. O peixe também é conhecido por ter um teor de gordura baixíssimo. Sua inclusão na dieta ajuda a controlar o nível de colesterol e dos triglicérides.
Conteúdo postado por tudogostoso
Quer saber das notícias de política primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline