Jaraguá do Sul

Estação de Tratamento de Esgoto – Centenário já está em execução

Estação de Tratamento de Esgoto – Centenário já está em execução. Pelos cálculos, 6 por cento já está executado

14/01/2025

 

Estação de Tratamento de Esgoto – Centenário já está em execução – A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio do Samae, está executando a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Centenário. As obras estão na fase das fundações, com o estaqueamento com trilhos de ferro que chegam entre 10 e 12 metros de profundidade, até a rocha. Pelos cálculos, segundo a engenheira sanitarista e fiscal da obra, Morgana Decker, 6 por cento já está executado.

 

Estação de Tratamento de Esgoto

JDV/Flávio José Brugnago

Expediram a ordem de serviço em abril do ano passado, mas o tempo chuvoso prejudicou o andamento dos trabalhos, que seguem dentro do cronograma de conclusão. A Prefeitura contratou a construção da nova ETE Centenário por meio do Edital de Concorrência para Obras e Serviços de Engenharia n° 208/2023, e a Construtora Monte Negro Ltda. venceu a licitação. O valor do contrato é de R$ 45.019.374,74, sendo os recursos provenientes de financiamento junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. O Samae pagará o investimento em 40 parcelas semestrais, a partir de fevereiro de 2028.

 

Concluirão a execução da obra em 840 dias a partir da data do recebimento da Ordem de Serviço, podendo ser prorrogada. A operação assistida terá duração de 180 dias a partir do término do prazo de execução da obra, com mais 60 dias de vigência do contrato. O contrato terá a validade total de 1.080 dias (36 meses).

 

O diretor-presidente do Samae, Onésimo Sell, afirmou que

“a nova estação substituirá a ETE Ilha da Figueira, uma das mais antigas do município, que opera em sua capacidade máxima e, posteriormente, desativarão. Esta estação trata o esgoto gerado nos bairros Águas Claras, Barra do Rio Molha, Boa Vista, Centro, Ilha da Figueira, Nova Brasília, Rio Molha, Vila Baependi, Vila Lalau e Vila Nova”.

 

Onésimo explicou que “com a construção da ETE Centenário, será possível ampliar a cobertura de tratamento de esgoto no município contemplando, além dos bairros atendidos pela ETE Figueira, também os bairros João Pessoa, Vieira e Centenário, que ainda não possuem rede coletora de esgoto sanitário, cujo projeto executivo já está em andamento. A nova estação tratará o esgoto de forma mais avançada e moderna, garantindo uma eficiência no tratamento muito superior à da estação atual.

 

Primeira etapa da nova obra tratará 151 litros/segundo de esgoto sanitário

 

A ETE Centenário está sendo construída em um terreno com área de 44.135,40m², na rua Germano Wagner, no bairro Centenário.

Na primeira etapa, a estação atenderá 69.555 habitantes e terá uma vazão média de 151 l/s, e na segunda etapa,

a estação atenderá 129.995 habitantes e terá uma vazão média de 275 l/s. Com a implantação da ETE Centenário, será possível aumentar o índice de cobertura de coleta e tratamento de esgoto sanitário no município.

 

Estação de Tratamento de Esgoto

Reprodução/Samae

 

Será necessário captar mais R$ 40 milhões para a implantação da rede coletora de esgoto nos bairros João Pessoa, Vieira e Centenário,

através de financiamento ou seleção no Novo PAC, para o qual a Prefeitura de Jaraguá do Sul já protocolou proposta em 2023.

 

O projeto executivo da rede dos três bairros conta com 40,904 quilômetros, aproximadamente, 6.531 economias e 31 estações elevatórias de esgoto.

 

Quando concluírem a obra, transferirão todo o esgoto tratado na ETE Ilha da Figueira para operação na Centenário,

e a transposição será feita por tubulação aérea sobre o rio Itapocu, a partir do trecho três da Via Verde. O projeto contará com uma área de contemplação em uma plataforma que construirão.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x