Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.
Jaraguá do Sul 148 anos – Estoicismo. Capacidade de aceitar tudo aquilo que não podemos controlar e de focar no que está ao nosso alcance. Resiliência. Capacidade de se adaptar às adversidades, mantendo ou recuperando o equilíbrio, e de prosperar em meio às mudanças e desafios.
Prevenção. Conjunto de ações e medidas tomadas antecipadamente para evitar ou minimizar os impactos de enchentes, enxurradas e inundações. Três características centrais de Jaraguá do Sul e de sua gente que foram essenciais para a cidade chegar assim, próspera e pujante, aos 148 anos de fundação.
Com estoicismo, Jaraguá do Sul aceitou que não pode controlar a força das águas quando a chuva está a cair. E com humildade e resiliência, aprendeu a se adaptar para suportar as intempéries com impactos mínimos. Daí, nasceu a prevenção. Prática que se tornou constante no município, com objetivo de protegê-lo e a sua população dos impactos catastróficos das águas.
Essas três características são centrais na história de Jaraguá do Sul. Uma história brava, construída por gente aguerrida, que ao invés do chão-natal, preferiu fincar raízes nas barbas do Senhor do Vale. Uma história que resgatamos agora, nesta singela homenagem pelo aniversário de nossa cidade, para honrar o passado que tivemos e aprender com ele, mas, sobretudo, para manter forte no presente a consciência de que nem tudo está sob nossas mãos. Assim, esperamos contribuir para a construção de um futuro de harmonia plena entre o homem, a cidade, os rios e as matas.
Não foram nem uma, nem duas, nem três tragédias causadas pelas chuvas e o consequente transbordo dos rios, especialmente do Itapocu e do Jaraguá. Década a década, Jaraguá do Sul aprendeu com suas dores. Lições que deram origem à consciência de que não podemos impedir a chuva em abundância. Nossa localização geográfica, com a cidade abraçada pela Serra do Mar e banhada pela Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu, é propícia para a chuva, com média de 1.900 milímetros de precipitação anual.
Também não podemos impedir que os rios que cortam nossa cidade transbordem; muito menos podemos tapá-los ou amaldiçoá-los, tornando-os periféricos, merecedores da própria sorte. Aprendemos que devemos resgatá-los como protagonistas da vida urbana, vida esta que não existiria não fossem esses mesmos rios a trazerem os primeiros imigrantes para a então Colônia Jaraguá. Nossa história começou a partir deles; nossa cidade cresceu ao longo das suas margens; nossas pessoas choraram perdas a partir de suas cheias; cheias que nos ensinaram a resiliência, o estoicismo e a prevenção.
Prevenção que hoje faz de Jaraguá do Sul referência nacional. Em maio de 2024, enquanto o Brasil assistia estarrecido às imagens das cheias no estado vizinho Rio Grande do Sul, não foram nem uma, nem duas vezes que as cidades catarinenses foram citadas pela mídia nacional como exemplo de combate e prevenção às cheias, resgates e salvamentos.
Também pudera, nosso histórico de enfrentamento às intempéries é vasto. Mais que isso, é pedagógico. Os rios Itapocu e Jaraguá são a origem dos maiores eventos hidrológicos. Os principais são inundações, escorregamentos e enxurradas registrados nos anos 1906, 1911, 1944, 1995, 2008, 2011, 2014 e 2024.
Nesta edição especial em homenagem aos 148 anos de Jaraguá do Sul, vamos resgatar as principais enchentes que assolaram o município, mas, para além disso, como elas ensinaram a população local sobre a importância da prevenção e da preservação ambiental e, por diversas vezes, uniram a mobilizaram a comunidade em solidariedade.
CONFIRA TODAS AS MATÉRIAS DO ESPECIAL:
Leia Também>>> Especial Jaraguá do Sul 148 anos A força que vem da prevenção
Leia Também>>>Nascemos e crescemos a partir dos rios Itapocu e Jaraguá
Leia Também>>>Uma geografia que requer atenção constante
Leia Também>>> Prevenção foi uma das marcas da administração
Leia também >>> Principais enchentes de que se tem notícias
Leia também >>>> Jaraguá do Sul 148 anos – Prevenção que salva vidas
Leita Também Parque Linear Via Verde é uma iniciativa de prevenção
Leia >>>>>>>>> Outras obras de prevenção se destacam
Leia>>>> Mutirões de limpeza
Leia Também>>> Recuperação da Mata Ciliar – Respeito aos rios e suas
Confira>>>> Vem mais investimentos por aí
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline