Santa Catarina

Onde será o escritório consular em SC que facilita cidadania italiana

Saiba mais:

16/02/2024

O escritório consular que vai facilitar a cidadania italiana aos catarinenses já tem local escolhido.

Onde será o escritório consular em SC que facilita cidadania italiana

A sede será no Sapiens Parque, em Canasvieiras. Mas enquanto o prédio não está adequado, um espaço provisório será escolhido no centro de Florianópolis.

 

A abertura de um escritório consular da Itália em Santa Catarina está sendo acompanhada de perto pela Assembleia Legislativa.

 

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália na Alesc, aponta que as tratativas com a embaixada italiana avançaram muito no ano passado,

 

e o órgão aguarda a definição do governo catarinense, que se comprometeu a ceder espaço para a instalação da estrutura.

 

Atualmente, mais de 100 mil catarinenses já possuem dupla cidadania Brasil/Itália, e esse número tende a crescer exponencialmente.

 

Estima-se que cerca de 50 mil pessoas estejam aguardando a obtenção da cidadania italiana em processos que tramitam no Consulado Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, sediado em Curitiba,

 

sendo metade delas catarinenses. Além disso, especula-se que outras 50 mil pessoas estejam buscando o título diretamente por meio de processos na justiça italiana.

 

— Quase 70% da população catarinense tem ascendência italiana, tornando-nos o segundo estado brasileiro com maior presença de descendentes, atrás apenas do Espírito Santo.

 

Existe um movimento muito intenso em busca da dupla cidadania. Em um futuro próximo, teremos um número ainda maior de catarinenses demandando serviços consulares.

 

É essencial termos uma representação diplomática aqui no estado para atender adequadamente os ítalo-catarinenses e promover o intercâmbio cultural, econômico e científico — afirma o parlamentar.

 

O pleito foi discutido pela Frente Parlamentar SC-Itália durante uma missão realizada em setembro do ano passado ao país europeu.

 

Em uma reunião realizada em Roma, o vice-ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Giorgio Sill, sinalizou positivamente para a abertura de um “Sportello Consular” em Florianópolis,

 

uma representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália em Curitiba.

 

Em dezembro do ano passado, o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, esteve em Santa Catarina e confirmou a abertura do escritório consular no estado.

 

De acordo com a Secretaria de Articulação Internacional, o governo cederá um espaço para a instalação da estrutura em um prédio que está sendo adaptado, com o apoio da Petrobras e da UFSC,

 

no Sapiens Parque, localizado no Norte da Ilha. Este será o “Espaço de Articulação Internacional”, que abrigará todas as representações consulares e câmaras de comércio internacional com presença em Santa Catarina.

 

A meta do governo é que isso ocorra durante o decorrer deste ano.

 

Enquanto a estrutura no Sapiens Parque não fica pronta, o governo catarinense está buscando um local transitório para a instalação da representação italiana no centro da capital.

 

— Tudo está acordado, falta apenas o espaço. É um pleito pelo qual a comunidade italiana no estado tem lutado há vários anos e cobramos agilidade no processo.

 

Não podemos correr o risco de perder o que já foi construído. A abertura da estrutura, com a vinda de funcionários do consulado italiano,

 

melhorará e ampliará os serviços oferecidos aos catarinenses, como emissão e renovação de passaportes, prestação de informações ao público, entre outros serviços — aponta o deputado.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x