Eleições

Escola do Legislativo da Avevi analisa a abstenção nos municípios associados

Escola do Legislativo da Avevi realizou reunião virtual com a ABEL – Associação Brasileira de Escolas do Legislativo para uma análise sobre a abstenção de votos nas eleições de domingo

11/10/2024

O coordenador administrativo da Escola do Legislativo Vereador Marcos Mannes, da Avevi – Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu, Ilton Piram, realizou na terça-feira (8) reunião virtual com o coordenador para a Região Sul da ABEL – Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas, Ricardo Simas, para uma análise sobre a abstenção de votos nas eleições de domingo nos municípios associados, com objetivo de definir algumas ações para diminuir o percentual de não votantes, que preocupa toda classe política.

A análise foi bem positiva quando verificado que nos municípios da microrregião o índice de abstenção ficou bem abaixo da média nacional (21,71%). “Em São João do Itaperiú, tivemos o menor índice, apenas 9,49% dos eleitores não compareceram às urnas, um dos menores do país. Nos munícipios de Schroeder e Corupá, também foi muito positiva a participação dos eleitores (14,48% e 14,75% de abstenção), em Massaranduba o percentual também ficou bem abaixo (16,34). Os municípios de Barra Velha, Guaramirim e Jaraguá do Sul ficaram dentro da média nacional”, conta Piram.

escola

Para o representante da ABEL, as Escolas do Legislativo estão empenhadas no trabalho de conscientizar o cidadão no seu dever cívico. O professor Ricardo Simas destaca que onde tem Escola do Legislativo atuante e dando apoio a programas importantes como o Vereador Mirim, Semana de Ética e Cidadania, cursos para pré-candidatos, os índices melhoraram muito.

“Precisamos investir mais nestas escolas, queremos contar com o apoio das novas legislaturas. Tenho certeza que graças ao trabalho de educação política feito pela Escola, a consciência do dever cívico aumentou e, com isto, diminuiu a abstenção”.

 

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x