Economia

Epagri/Cepa prevê recuo de 1,07% na safra 2022/23 do arroz

O mercado do arroz fechou o ano de 2022 com preços em ascensão, tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, os dois maiores produtores do Brasil

19/01/2023

A Epagri/Cepa divulgou esta semana a estimativa atual das cadeias produtivas do agronegócio catarinense. De arroz irrigado, um dos principais produtos da região, a expectativa de colheita é de 1.238.587 toneladas na safra 2022/23 em Santa Catarina, um pequeno recuo de -1,07% em relação ao ciclo anterior. A produtividade deve ser de 8.424 quilos por hectare, uma redução de -0,71% em relação à safra passada, quando esteve acima da média.

Destaque para o atraso no ciclo da cultura, provocado pelo prolongado período de frio. A baixa luminosidade preocupa os produtores com relação à produtividade e à uniformidade do grão. A colheita teve início em algumas áreas do Estado, especialmente no Litoral Norte, mas com o ciclo atrasado, o percentual de entrega aos engenhos ainda é muito baixo. Deve expandir a partir da próxima semana e chegar ao pico da colheita em fevereiro

O mercado do arroz fechou o ano de 2022 com preços em ascensão, tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul, os dois maiores produtores do Brasil. O cenário foi bem diferente do observado no início daquele ano, quando o excesso de oferta gerou preocupações quanto aos preços ao produtor.

Apesar da recuperação dos preços no final de 2022, a margem bruta foi negativa. Isso porque os custos de produção aumentaram significativamente, especialmente os relativos aos insumos, como agrotóxicos e adubos.

Em 2022 Santa Catarina exportou US$ 4,08 milhões em arroz, o que representa 8,6 mil toneladas e cerca de 54% do valor exportado em 2021. As importações do grão no Estado ficaram em 28,06 mil toneladas, o equivalente a US$ 12,7 milhões.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Notícias relacionadas

x