Transmissões são mecanismos de veículos que transferem a potência do motor para as rodas. Aqui está uma visão geral dos tipos comuns:
1. Transmissão Manual (MT):
Este sistema tradicional exige que o condutor mude manualmente de marcha usando um pedal de embreagem e um bastão de engrenagem. Oferece um controle preciso sobre as mudanças de engrenagem, tornando-o ideal para entusiastas ou terrenos que requerem níveis de torque variados. As transmissões manuais são rentáveis, eficientes em termos de combustível e simples no design, mas exigem mais esforço do condutor.
Transmissões de Carro
2. Transmissão Automática (AT):
Uma transmissão automática muda as marchas sem entrada do condutor, utilizando um sistema hidráulico baseado na velocidade e na carga do motor. É conveniente, especialmente no trânsito, pois nenhum pedal de embreagem ou mudança de marcha envolvido. Embora mais caro e às vezes menos eficiente em termos de combustível do que o manual, os avanços modernos minimizaram essas desvantagens.
3. Transmissão continuamente variável (CVT):
CVTs usam um sistema de correia e pulley, fornecendo um número infinito de relações de engrenagem em vez de fixas. Isto garante uma aceleração suave e uma melhor eficiência de combustível. No entanto, devido à ausência de mudanças distintas de engrenagem, os CVTs podem sentir-se menos envolventes para os entusiastas e podem ter custos de manutenção mais elevados.
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4. Transmissão Manual Inteligente (iMT):
iMT é um híbrido de sistemas manuais e automáticos. Elimina o pedal da embreagem, com a mudança de marcha do condutor manualmente. A operação de embreagem é tratada eletronicamente. Proporciona a sensação de condução de uma transmissão manual com a conveniência de não utilizar uma embreagem, tornando-a ideal para condução urbana.
5. Transmissão de dupla embreagem (DCT):
A DCT tem duas embraiagens – uma para engrenagens estranhas e outra para engrenagens pares – permitindo a pré-seleção de engrenagens para mudanças rápidas. Ele combina a eficiência das transmissões manuais com a facilidade dos automáticos. DCT é popular em carros de desempenho, mas pode ser caro e complexo.
6. Transmissão Manual Automática (AMT):
Um AMT é essencialmente uma transmissão manual com mecanismos de embreagem automatizada e mudança de marcha. Oferece acessibilidade e eficiência de combustível, sendo mais fácil de dirigir do que os sistemas manuais tradicionais. No entanto, AMTs podem parecer menos suaves do que as automáticas convencionais.