Jaraguá do Sul

Emoções e lembranças marcam a celebração dos 15 anos do Grupo Gerar

Emoções e lembranças marcam a celebração dos 15 anos do Grupo Gerar. Autoridades, diretoria, voluntários e apoiadores participaram no evento

03/12/2024

Emoções e lembranças marcam a celebração dos 15 anos do Grupo Gerar – Foi uma noite festiva, mas também de emoções e lembranças. O Gerar – Grupo Especialista de Resgate em Alto Risco, celebrou os 15 anos em uma cerimônia histórica, com homenagem a seus membros, em especial ao grupo que atuou na tragédia climática deste ano no Rio Grande do Sul, onde demonstrou a coragem e o conhecimento técnico em situações extremas, no meio do caos total.

 

Autoridades civis e militares, diretoria, voluntários, apoiadores e convidados participaram no evento no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul, na quinta-feira, dia 28. Os voluntários que foram ao Rio Grande do Sul receberam certificados e moedas comemorativas para marcar a participação no resgate de vítimas, onde a coragem superou o medo, levando solidariedade e esperança aos flagelados.

 

Emoções e lembranças marcam

Emoções e lembranças marcam a celebração dos 15 anos do Grupo Gerar. Autoridades, diretoria, voluntários e apoiadores participaram no evento. Foto Flávio José Brugnago/JDV

 

Flávio José Brugnago/JDV

 

foto Flávio José Brugnago/JDV

 

Foi o maior desafio do Gerar em seus 15 anos, como lembrou o presidente Edson Schmidt. Os grandes desastres climáticos que se abateram sobre Santa Catarina, em 2008 e 2009, inclusive em Jaraguá do Sul, com 13 vítimas fatais, motivou a criação do grupo, diante das dificuldades e falta de preparo das equipes locais de resgate, ante as estruturas colapsadas e o nível das cheias que fizeram milhares de vítimas.

 

A falta de treinamento específico motivou a formação do Gerar, com bombeiros, policiais e profissionais da saúde, entre outros especialistas, como disse um dos fundadores, Paulo de Almeida. Os integrantes pagavam uma mensalidade para manter o Grupo atuante e compra de equipamentos básicos. Com o tempo, foi se estruturando e se especializando, mas ainda não conta com uma sede, para a qual busca um imóvel.

 

Os apoiadores também foram lembrados, como empresários e o Rotary Vale do Itapocu.

A Câmara de Vereadores e a Assembleia Legislativa, por meio dos vereadores Rodrigo Livramento e Osmair Gadotti, e o deputado Vicente Caropreso,

entregaram moções de aplausos ao Gerar, reconhecendo o trabalho altruísta dos integrantes.

 

O Grupo Gerar tem muitos projetos de busca de recursos para ampliar o parque de equipamentos, para torná-lo mais forte e romper barreiras para o atendimento mais qualificado e seguro, ajudando principalmente comunidades e regiões com pouca ou nenhuma estrutura de proteção e defesa civil.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x