Eleitores inscritos no Tribunal Regional Eleitoral e poderão votar no domingo (6), nas 369 urnas distribuídas em 57 locais em Jaraguá do Sul
Para prefeito estão concorrendo Diego Ribeiro (Rede), Edson Junkes (PL), Emanuela Wolff (Podemos), Jair Franzner (MDB), Jaison Elert (PRTB), Mário Felippi (Novo) e Níura Demarchi dos Santos (PP).
Diego Ribeiro é empresário, professor, estudante de Direito e já foi gestor de tecnologia do governo do Ceará. O candidato a vice da chapa é Levi Fonseca de Barros (Federação Rede PSOL). Edson Junkes é empresário do setor têxtil e da comunicação, e tem como vice da chapa o Sargento PM Odair Garbila (PRD).
Emanuela Wolff, a Manu, é funcionária pública e tem formação em processos gerenciais. O vice da chapa é Francisco de Assis Rocha (PT). Jair Franzner é o atual prefeito da cidade e está buscando a reeleição nas Eleições 2024. O candidato a vice na coligação João “da Metalnox” Pereira (PSDB).
Jaison Elert é formado técnico em construção mecânica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e o seu vice é Carlos Nilsen (PRTB). Mário Felippi é advogado e professor na Católica de Santa Catarina. Sua vice na chapa é Margareth Ewald (Novo).
Níura Demarchi é advogada, professora e figura conhecida na vida pública de Jaraguá do Sul. Ela foi vereadora em Jaraguá do Sul, senadora suplente, secretária municipal e de estado. O vice da chapa é Paulo Almuas, também do PP.
É uma breve síntese dos nomes que se submetem ao eleitor jaraguaense para governar o município no próximo quadriênio que começa no dia 1º de janeiro.
No domingo (6), mais de 155 milhões de eleitores brasileiros deverão ir às urnas para decidir quais serão os prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades do país. Estão em disputa 69.582 vagas de prefeito, vice e vereador. No total são 463.385 candidatos. Para prefeito são 15.574 concorrentes, média de 2,80 candidatos por vaga e, para vereador, 431.994 concorrem as 58.444 vagas nos legislativos municipais. A disputa é 7,39 candidaturas por vaga.
Mas você sabe quais são as responsabilidades de um prefeito? E o que exatamente faz um vereador? Essas são perguntas importantes para entender como essas escolhas afetam o dia a dia da sua cidade.
O prefeito, como chefe do Poder Executivo municipal, é o responsável pela administração da cidade. Ele define as prioridades de investimento, além de planejar e executar obras públicas com os recursos arrecadados por meio de impostos e taxas.
Com mandato de quatro anos, o prefeito pode ser reeleito para mais um período consecutivo, totalizando até oito anos no cargo. Após esse tempo, só pode voltar a disputar a prefeitura depois de um intervalo de quatro anos.
Já o vereador, que é o representante do povo nas câmaras municipais, tem a missão de fiscalizar o trabalho do prefeito e votar o orçamento público do município. Também pode criar e modificar leis sobre uma série de assuntos que impactam diretamente o cotidiano dos habitantes.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Horóscopo de sábado 5 de abril de 2025, previsão dos astros para o seu signo,…
Agora, a Locomotiva Amarela foca na partida de volta da Copa do Brasil
A empresa continua comprometida com a transparência, a escuta ativa e o respeito aos seus…
O Moleque Travesso anunciou o programa de sócio torcedor para 2025
Além da Amarelinha, Espanha e Portugal estão entre os melhores nos dois naipes
O Arnold Sports Festival South America acontece em São Paulo até domingo (6)
This website uses cookies.