Mais de 126 mil eleitores de Jaragua têm sete opções para prefeito
Eleitores inscritos no Tribunal Regional Eleitoral e poderão votar no domingo (6), nas 369 urnas distribuídas em 57 locais em Jaraguá do Sul
04/10/2024
Um total de 126.028 eleitores estão inscritos no Tribunal Regional Eleitoral e poderão votar no domingo (6), nas 369 urnas distribuídas em 57 locais em Jaraguá do Sul. Pela primeira vez sete candidatos buscam a principal cadeira do Executivo Municipal e 114 estão na corrida para a conquista das 11 vagas na Câmara de Vereadores. A disputa pelo voto está renhida e cada qual utiliza de diferentes meios legais para chegar até o eleitor e ganhar o seu voto.
Para prefeito estão concorrendo Diego Ribeiro (Rede), Edson Junkes (PL), Emanuela Wolff (Podemos), Jair Franzner (MDB), Jaison Elert (PRTB), Mário Felippi (Novo) e Níura Demarchi dos Santos (PP).
Diego Ribeiro é empresário, professor, estudante de Direito e já foi gestor de tecnologia do governo do Ceará. O candidato a vice da chapa é Levi Fonseca de Barros (Federação Rede PSOL). Edson Junkes é empresário do setor têxtil e da comunicação, e tem como vice da chapa o Sargento PM Odair Garbila (PRD).
Emanuela Wolff, a Manu, é funcionária pública e tem formação em processos gerenciais. O vice da chapa é Francisco de Assis Rocha (PT). Jair Franzner é o atual prefeito da cidade e está buscando a reeleição nas Eleições 2024. O candidato a vice na coligação João “da Metalnox” Pereira (PSDB).
Jaison Elert é formado técnico em construção mecânica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e o seu vice é Carlos Nilsen (PRTB). Mário Felippi é advogado e professor na Católica de Santa Catarina. Sua vice na chapa é Margareth Ewald (Novo).
Níura Demarchi é advogada, professora e figura conhecida na vida pública de Jaraguá do Sul. Ela foi vereadora em Jaraguá do Sul, senadora suplente, secretária municipal e de estado. O vice da chapa é Paulo Almuas, também do PP.
É uma breve síntese dos nomes que se submetem ao eleitor jaraguaense para governar o município no próximo quadriênio que começa no dia 1º de janeiro.
Mais de 69 mil vagas a prefeito e vereador estão em disputa neste pleito
No domingo (6), mais de 155 milhões de eleitores brasileiros deverão ir às urnas para decidir quais serão os prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil cidades do país. Estão em disputa 69.582 vagas de prefeito, vice e vereador. No total são 463.385 candidatos. Para prefeito são 15.574 concorrentes, média de 2,80 candidatos por vaga e, para vereador, 431.994 concorrem as 58.444 vagas nos legislativos municipais. A disputa é 7,39 candidaturas por vaga.
Mas você sabe quais são as responsabilidades de um prefeito? E o que exatamente faz um vereador? Essas são perguntas importantes para entender como essas escolhas afetam o dia a dia da sua cidade.
O prefeito, como chefe do Poder Executivo municipal, é o responsável pela administração da cidade. Ele define as prioridades de investimento, além de planejar e executar obras públicas com os recursos arrecadados por meio de impostos e taxas.
Com mandato de quatro anos, o prefeito pode ser reeleito para mais um período consecutivo, totalizando até oito anos no cargo. Após esse tempo, só pode voltar a disputar a prefeitura depois de um intervalo de quatro anos.
Já o vereador, que é o representante do povo nas câmaras municipais, tem a missão de fiscalizar o trabalho do prefeito e votar o orçamento público do município. Também pode criar e modificar leis sobre uma série de assuntos que impactam diretamente o cotidiano dos habitantes.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline