Eleições

Cenário político muda com os resultados das eleições de domingo na microrregião

Eleições terminaram depois de 45 dias de extenuante campanha. O eleitor escolheu os seus representantes para o Executivo e Legislativo para os próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro

08/10/2024

As eleições terminaram depois de 45 dias de extenuante campanha. O eleitor escolheu os seus representantes para o Executivo e Legislativo para os próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro. Na região do Vale do Rio Itapocu houve algumas surpresas nos resultados finais e comprovou-se que nos municípios com prefeitos envolvidos em esquema de corrupção e que foram presos, os candidatos integrantes das suas coligações foram reprovados nas urnas.

 

Jaraguá do Sul foi o único não envolvido. Prefeito desde 1º de abril de 2022 por conta da renúncia de Antídio Lunelli para concorrer a deputado estadual, José Jair Franzner venceu com larga diferença de votos. Os seis candidatos concorrentes, somados, não alcançaram a sua votação. Na Câmara, o recordista de votos foi Rodrigo Livramento (Novo), com 6.079 sufrágios, o maior número em 90 anos em que Jaraguá é município.

 

Em Guaramirim, Adriano Zimmermann foi eleito prefeito com 50,99% dos votos válidos, o dobro do segundo colocado, Nilson Byaardt. O atual prefeito, Osvaldo Devigili, ficou em terceiro. Para a Câmara, duas mulheres foram as mais bem votadas: Maria Rosana Zermiani (MDB) e Cristiana Poltronieri (PL).

 

No município de Schroeder, em sua terceira tentativa, Jair Bridaroli (PL) foi eleito prefeito com 34,03% dos votos e o atual prefeito Lauro Tomczak ficou em segundo lugar. O veterano Osvaldo Jurck ficou na terceira colocação. Minatti, do PL, foi o vereador mais bem votado.

 

Em Massaranduba, a pesquisa publicada pelo JDV, confirmou a vitória espetacular de Moacir Kasmirski (União Brasil) com 63,55% dos votos, desbancando o prefeito Odenir Deretti e toda a coligação formada pelo PP, MDB, PSD e PL. Não somente a pesquisa confirmou, mas o sentimento do eleitor nas últimas semanas de campanha já demonstrava isso.

 

Em Corupá, Nininho Eipper (Novo) foi eleito prefeito com 42,81% dos votos, superando Alceu Moretti (MDB) e Eliane Müller (PL). Em Barra Velha, o prefeito eleito é Daniel Cunha (PSD) que superou seu principal adversário, Thiago Pinheiro, por pequena margem de votos.

 

elei

Mas foi em São João do Itaperiú que a diferença foi de apenas 23 votos pró Rovâni Delmônego (PSD) contra Jaime de Souza que era vice do prefeito afastado. Gilberto Azevedo, do PP, fez a melhor votação para vereador.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x