Categories: BrasilPolítica

Eleições 2020: saiba a diferença e os efeitos de votos brancos e nulos

No Brasil, apesar do comparecimento ao local de votação nas eleições ser obrigatório, a menos que seja justificado, o eleitor é livre para escolher ou não um candidato, já que pode votar nulo ou branco. Mas qual é a diferença entre essas opções?

De acordo com o Glossário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o voto em branco é aquele em que o eleitor não manifesta preferência por nenhum dos candidatos. Para votar em branco é necessário que o eleitor pressione a tecla “branco” na urna e, em seguida, a tecla “confirma”. Já o nulo é aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para isso, precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.

Antigamente como o voto branco era considerado válido, ele era contabilizado para o candidato vencedor. Na prática, era tido como voto de conformismo, como se o eleitor se mostrasse satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto o nulo – considerado inválido pela Justiça Eleitoral – era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou políticos em geral.

Votos válidos

Atualmente, conforme a Constituição Federal e a Lei das Eleições, vale o princípio da maioria absoluta de votos válidos, que são os dados a candidatos ou a legendas. Votos em branco e nulos são desconsiderados e acabam sendo apenas um direito de manifestação de descontentamento do eleitor, que não interfere no pleito eleitoral. Por isso, mesmo quando mais da metade dos votos forem nulos, não é possível cancelar uma eleição.

JDV

Recent Posts

Confira a agenda esportiva mundial para esse sábado, 15 de março

Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!

5 horas ago

Futsal: Torneio de Verão de Schroeder define os finalistas

Veja os resultados desta sexta-feira (14) e como ficou a grande decisão

5 horas ago

Futsal: Veja os resultados e a classificação da Super Copa Gramado

As partidas continuam neste sábado (15) com Jaraguá x Joinville, às 13h30

6 horas ago

Futsal: LNF destaca a era de ouro do Jaraguá com o tetracampeonato

Falcão novamente comanda o time de Santa Catarina em nova conquista em 2010

6 horas ago

Lula questiona preço do ovo e acusa “Estão sacaneando as galinhas.”

Presidente questiona alta dos alimentos e diz que quer descobrir quem está ‘passando a mão’

13 horas ago

This website uses cookies.