Eleições

Eleição de 856 candidatos ligados às forças de segurança; Jaraguá elegeu Miotto

Eleições municipais de 2024 teve considerável participação de candidatura de agentes ligados a forças de segurança e mostra a consolidação desse fenômeno

15/10/2024

A participação de candidatura de agentes ligados a forças de segurança mantém o padrão nas eleições municipais de 2024 e mostra a consolidação desse fenômeno, revela pesquisa Eleições 2024: Panorama Das Candidaturas Das Forças De Segurança, do Instituto Sou da Paz. Nas eleições, 6.918 agentes concorreram a cargos de vereador, vice-prefeitos e prefeitos. Em números absolutos, houve uma diminuição de candidaturas em relação ao ano de 2020, quando 8.296 candidatos eram ligados às forças de segurança.

Os agentes representavam 1,49% do total de 557.678 candidatos aos cargos municipais em 2020. No pleito de 2024, eles representam também 1,49% dos 463.388 concorrentes ao cargo. Embora o número absoluto de candidatos tenha sido menor, o número de eleitos foi maior do que o das últimas eleições: 856 membros das forças de segurança foram eleitos, sendo 759 como vereadores, 52 prefeitos e 45 vice-prefeitos.

Eleiç

Em Jaraguá do Sul foi eleito o Delegado Miotto, do União Brasil. Junto da análise, o Instituto Sou da Paz lança um Mapa Das Candidaturas das Forças de Segurança. Na ferramenta, é possível observar os números de candidatos das forças de segurança a nível nacional, por estados e cidades. Outra utilização possível, é acompanhar o perfil das candidaturas e o comparativo entre as eleições. A ferramenta será alimentada com novas informações após o primeiro e o segundo turno.

O Instituto Sou da Paz identifica que a participação de membros das forças de segurança, como policiais e militares das Forças Armadas, nas eleições brasileiras faz parte daquilo que classificou como policialismo, fenômeno que caracteriza diferentes situações em que há uma excessiva politização das forças de segurança.

Entre 2010 e 2018, cresceu 950% o número de deputados oriundos das forças de segurança eleitos, passando de quatro nas eleições de 2010 para 42 no pleito de 2018. Esse fenômeno também foi observado nas eleições municipais.

 

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x