Economia

Eficiência nos processos traz redução do tempo médio de abertura de empresas

Eficiência nos processos traz redução do tempo médio de abertura de empresas. SC encerrou 2024 com um marco histórico

16/01/2025

Eficiência nos processos traz redução do tempo médio de abertura de empresas – Jaraguá do Sul, referência em várias áreas, também se destaca no processo de abertura de empresas. Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, em novembro de 2024, o Município estabeleceu um novo recorde, reduzindo o tempo médio de abertura de novas empresas (TMAE), para apenas oito horas.

 

De acordo com o secretário Thiago Sarmanho, esse indicador é resultado do esforço conjunto do grupo de trabalho Pró-Empresas, que congrega várias secretarias municipais, e da Diretoria de Tecnologia de Informação (TI) da Prefeitura.

 

Eficiência nos processos

ilustrativa

 

Pelo histórico, em 2019, quando houve o cadastro anual de 3.673 empresas, o tempo médio de abertura era de oito dias e 15 horas. Os processos foram evoluindo e esse tempo caiu ao longo dos anos, chegando a oito horas ao final de 2024.

 

“É importante destacarmos que nossa prioridade é seguir com muito critério, todas as avaliações necessárias no processo de abertura de empresas. A redução no tempo é consequência dessa eficiência nos processos, mas não nosso objetivo”, explica Sarmanho.

 

Outro fator positivo apontado pelo secretário, é o recorde histórico no volume de empresas abertas. “Registramos 6.184 novos CNPJs (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), de janeiro a novembro de 2024, o que reflete um bom ambiente de negócios que atrai mais investimentos e encoraja os empreendedores”, pontuou Thiago.

 

Segundo dados da pasta, no período avaliado, 50,4% dos empregos gerados na cidade foram nas indústrias, 30,95% no setor de Serviços, 15,2% no Comércio, 3,4% na Construção Civil e 0,2% na Agropecuária. E conforme o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), até o mês de novembro de 2024, o município de Jaraguá do Sul possuía 30.952 empresas ativas.

 

 

SC encerrou 2024 com um marco histórico na abertura de empresas

 

De acordo com dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), entre janeiro e dezembro, o Estado contabilizou a criação de 250.524 novas empresas, um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 223.868 novos CNPJs. Entre as empresas constituídas, 185.015 correspondem a Microempreendedores Individuais (MEIs), evidenciando a relevância do micro e pequeno empresário para a economia estadual.

 

A simplificação de processos foi fundamental para esse avanço, facilitando o ambiente de negócios bem como incentivando o surgimento de novos empreendimentos.

 

A presença feminina também se destacou em 2024, com 139.556 mulheres à frente de novas empresas. Esse número representa um aumento de 5,9% em relação a 2023, consolidando o papel das mulheres como protagonistas no cenário empresarial catarinense.

 

Além disso, o capital social dessas empresas lideradas por mulheres totaliza R$ 17,24 bilhões, o que equivale a 28,46% do valor registrado no período. Outro fator relevante foi o engajamento dos jovens no empreendedorismo. A faixa etária entre 31 e 40 anos concentrou o maior número de novos empreendedores, somando 104.644 registros, conforme dados da Jucesc.

 

Esse dado reforça o crescente interesse das novas gerações em empreender e contribuir ativamente para o desenvolvimento do Estado.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x