Jaraguá do Sul

Educação celebra medalhas e menções honrosas na Olimpíada de Matemática

Educação celebra medalhas e menções honrosas na Olimpíada de Matemática. Desde 2023, a OBMEP também promove a premiação estadual

21/01/2025

Educação celebra medalhas e menções honrosas na Olimpíada de Matemática – A Secretaria de Educação divulgou os resultados da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2024). “A história da participação do Município na OBMEP é uma escalada de bons resultados (premiações), provenientes do empenho dos profissionais envolvidos na educação, do apoio das famílias e, acima de tudo, do esforço e interesse dos alunos pela aprendizagem”, aponta a secretária Iraci Müller.

 

Educação celebra medalhas e menções honrosas

JDV/Flávio José Brugnago

 

Segundo ela, na edição do ano passado, a Rede Municipal obteve um total de 31 medalhas, 125 menções honrosas (certificados), 13 professores foram premiados com um diploma e um livro de apoio à formação em matemática e três unidades escolares foram premiadas em nível nacional.
Foram três medalhas de ouro, seis de prata, 22 de bronze e 125 menções honrosas. As três unidades escolares premiadas foram a Albano Kanzler e

Gertrudes Steilein Milbratz, com um kit de material didático e, a Cristina Marcatto, pelo segundo ano seguido com o diploma.

 

 

Desde 2023, a OBMEP também promove a premiação estadual. Nesta edição, Jaraguá do Sul conquistou um total de 80 medalhas: 7 de ouro, 24 de prata e 49 de bronze.

 

Iraci conta que os alunos medalhistas possuem uma característica em comum: disciplina e dedicação aos estudos, desenvolvendo, assim, habilidades para a resolução de problemas.

 

Além disso, contam com um importante apoio do Município por meio do projeto Polos de Treinamento Olímpico Intensivo de Matemática (Poti),

que acontece em quatro unidades escolares da rede municipal: EMEB Gertrudes Milbratz, EMEB Anna T. Nagel, EMEB Joaquim Ferrazza e EMEB Rodolpho Dornbusch.

 

O projeto iniciou em 2024 e a ideia é ampliar para outros polos. Ele prepara alunos do 6º ao 9º ano que se destacam na disciplina de matemática, para a competição nacional.

 

 

Medalhistas de ouro são das Escolas Helmuth Duwe e Gertrudes Milbratz

 

Os medalhistas de ouro são dois irmãos – André Felipe Müller e Gabriel Henrique Müller – do 9º e do 7º ano da Escola Helmuth Guilherme Duwe,

do Rio da Luz I e, Matheus Gabriel Mathias, do 7º ano da Escola Gertrudes Milbratz, que fica no limite da Barra do Rio Cerro e Rio da Luz.
A secretária Iraci Müller, que tem na matemática a sua especialidade, disse que a semente da participação de Jaraguá do Sul na OBMEP foi lançada em 2009, quando aplicava provas com seus alunos e, quando veio para a Secretaria da Educação, estimulou seus colegas a preparar alunos e competir na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas.

 

Educação celebra medalhas e menções honrosas

Educação celebra medalhas e menções honrosas na Olimpíada de Matemática. Desde 2023, a OBMEP também promove a premiação estadual. Foto reprodução

 

 

“Os resultados estão acontecendo e isso é muito gratificante. No ano passado criamos o projeto POTI (Polos de Treinamento

Olímpico Intensivo de Matemática) para potencializar o aprendizado daqueles que se destacam em sala de aula na matemática. Já são quatro polos com aulas no contra turno, onde utilizamos material do IMPA para a preparação”, informa.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras,

realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovido com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

 

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais estimular e promover o

estudo da Matemática; contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

 

 

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