De acordo com a pesquisa do Datafolha, pelo menos dois em cada três estudantes precisarão de apoio em algum conteúdo na escola. Para 28% dos responsáveis, a prioridade das escolas nos próximos dois anos deve ser justamente a promoção de programas de reforço e recuperação.
O estudo “Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias”, foi realizada a pedido do Itaú Social, da Fundação Lemann e do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BIT). As perguntas foram feitas por telefone a 1.306 pais e responsáveis de 1.850 estudantes, em todo o país, em dezembro de 2021.
Para os entrevistados, os estudantes devem receber apoio em matemática (71%), língua portuguesa (70%), ciências (62%) e história (60%). Consideradas apenas crianças em fase de alfabetização, esse percentual sobe. Segundo as famílias, 76% precisarão de mais atenção das escolas na retomada das aulas presenciais.
“Foi difícil o fechamento das escolas para todas as etapas de ensino, mas especialmente difícil para as crianças menores, especialmente na fase da alfabetização”, explicou a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Patricia Mota Guedes. “Isso colocou um peso nas famílias, de uma expertise que não é delas. Alfabetizar é uma das tarefas mais difíceis”, finaliza.
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