Saúde

Deputado Antídio pede ampliação de cadastro de doadores de medula óssea

Doadores de medula óssea: aumentar o número de cadastrados para ampliar as chances de encontrar possíveis doadores compatíveis

15/10/2024

Aumentar o número de doadores de medula óssea cadastrados para ampliar as chances de encontrar possíveis doadores compatíveis. Este é o objetivo de um pacote de medidas apresentado pelo deputado Antídio Lunelli. Com o Projeto de Lei 393/2024, o parlamentar sugere alteração na Lei 6.762,1986, que trata da obrigatoriedade do “teste do pezinho”, incluindo a partir da coleta de sangue dos recém-nascidos, as informações que possam integrar o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), no âmbito de Santa Catarina.

“Com um banco de dados maior, vamos facilitar a busca realizada pelo Hemosc, por doadores de medula óssea. Sabemos que o tempo faz toda a diferença para uma pessoa que luta pela vida e essa pequena alteração na lei vai ajudar a salvar muitas vidas”, justifica o deputado.

 

doadores

Ainda relacionado ao transplante de medula óssea, Antídio também protocolou uma Moção de Apoio direcionada ao presidente da Câmara dos Deputados e ao coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense. No documento, o deputado apela para a sustação de atos normativos que estipulam cotas que limitam, por estado da Federação, o cadastramento de novos doadores no sistema nacional, bem como, impede campanhas de incentivo à doação do tecido, sem prévia autorização do Ministério da Saúde.

No parlamento, Lunelli protocolou, também, uma Moção de Apelo ao Ministério da Saúde onde reivindica o aumento do limite da cota anual de Santa Catarina de cadastro de doadores de medula óssea. Atualmente, se o Estado necessitar realizar mais do que 5.539 cadastros de doadores, deverá custear as respectivas despesas do procedimento.

O parlamentar requereu ainda, na Alesc, autorização e celeridade no processo de credenciamento do Hospital Santo Antônio, de Blumenau, no Sistema Único de Saúde, para que possa realizar transplantes de órgãos e tecidos.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

 

Notícias relacionadas

x