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Dnit libera mais 2,6 km no lote 2.1 de duplicação da BR-280-SC

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) liberou ao tráfego mais 2,6 quilômetros duplicados da BR-280/SC, entre o km 40,5 e o km 43,1, na divisa das cidades de Araquari e Guaramirim.
Foram feitos serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), pintura horizontal, sinalização vertical e drenagem superficial de canteiro central.

 

Com esta nova entrega já estão em operação 7,5 quilômetros de novas pistas dos 14 quilômetros que estão em operação no lote 2.1 da rodovia. Até este momento, já foram investidos aproximadamente R$ 150 milhões, dos R$ 242 milhões previstos no orçamento para este trecho.
A previsão é finalizar todo o trecho, incluindo a entrega das cinco obras de arte especiais, até o fim do ano que vem. Está neste trecho a maior ponte do norte catarinense, com 540 metros, na região do Piraí.

O projeto consiste em 73,88 quilômetros de obras de duplicação e recuperação/restauração do pavimento da pista existente ao longo dos municípios interceptados: São Francisco do Sul, Joinville, Araquari, Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul. Além das melhorias no asfalto e nas condições de fluxo do trânsito, o projeto prevê a implantação de dispositivos de segurança para usuários da rodovia e para a fauna existente na região.
Dnit quer retomar as obras do contorno de São Francisco da BR-280.

 

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/SC) está concentrando esforços na retomada das obras de duplicação da BR-280, especificamente no contorno de 12 quilômetros em São Francisco do Sul. O trecho já recebeu intervenções iniciais de terraplenagem, mas as obras foram interrompidas há quase dois anos. Atualmente, o Dnit aguarda a resposta da construtora responsável para dar continuidade aos trabalhos.

 

Para o restante do lote, que integra o projeto de duplicação da rodovia, será necessária uma nova licitação. Esse processo, segundo estimativas, pode demorar até dois anos para ser finalizado, postergando ainda mais o reinício das obras. A duplicação completa da BR-280 é considerada estratégica para o escoamento de cargas no estado de Santa Catarina, mas enfrenta obstáculos financeiros e contratuais.

 

O lote 1 da duplicação, com 36 quilômetros de extensão entre o Porto de São Francisco do Sul e o entroncamento com a BR-101, foi licitado em 2014, com início das obras apenas em 2018. Até o momento, 26% do previsto foi executado, mas uma revisão no projeto, feita no final de 2022, mostrou que os recursos financeiros remanescentes não são suficientes para concluir a duplicação de todo o trecho.

 

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