Dnit atualiza avanço das obras do contorno viário Guaramirim/Jaraguá
Dnit está acelerando as obras de construção do novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul e Guaramirim
30/07/2024
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está acelerando as obras de construção do novo Contorno Viário de Jaraguá do Sul e Guaramirim. O trecho de 23,8 km, que compõe o lote 2.2 da duplicação da BR-280/SC, bateu recorde de investimento nos últimos 18 meses, com mais de R$ 167,5 milhões aplicados em serviços de terraplenagem, pavimentação, edificação de viadutos, pontes, túneis, marginais e acessos, entre outras obras. A construção do contorno vai garantir mais mobilidade urbana para os municípios e um novo corredor rodoviário para o transporte de cargas em direção aos portos do litoral catarinense.
A aceleração das obras é resultado de maior investimento do governo federal. Somente no primeiro semestre de 2024 foram investidos mais de R$ 62,3 milhões no Contorno Viário, o segundo melhor resultado para um semestre desde o início das obras, atrás apenas do segundo semestre de 2023, quando o contorno recebeu mais de R$ 73,2 milhões em investimentos.
O aporte financeiro se reflete em entregas para os catarinenses. Em junho, foi liberado um novo segmento de rodovia duplicada em Guaramirim e novos trechos devem ser entregues ao tráfego até o final de 2024. Além disso, a obra avança em diversas frentes, como na nova ponte sobre o rio Itapocu, nos túneis sob o Morro do Vieira, e em 11 viadutos ao longo de Guaramirim, Schroeder e Jaraguá do Sul.
NOVA ROTA – A BR-280/SC é um dos principais corredores logísticos de Santa Catarina, ligando o Planalto Norte e o Norte do Estado, regiões que são referência em produção do setor moveleiro, de motores elétricos, papel, agronegócio, têxtil, entre outros segmentos econômicos. O empreendimento criará uma rota alternativa ao trânsito no perímetro urbano de Jaraguá do Sul e Guaramirim, segregando o tráfego local e de longas distâncias, especialmente para transporte de cargas destinadas à exportação junto aos portos do litoral norte catarinense e para importação de matéria-prima.
O novo contorno contará com 23,8 km de pista duplicada, 18 Obras de Arte Especiais, entre viadutos e pontes, e um túnel duplo sob o Morro do Vieira, em Jaraguá do Sul. A obra, executada pelo DNIT, já avançou 60%.
Passagem da fauna conecta mata no limite de Guaramirim e Schroeder
As obras do lote 2.2 da duplicação da BR-280/SC preveem uma série de medidas mitigatórias e compensatórias em relação ao meio ambiente, como proteção à fauna, flora, nascentes e geração de resíduos. O DNIT mantém uma equipe de gestão ambiental acompanhando as frentes de serviço e promovendo ações de preservação do meio ambiente, monitoramento e conscientização de usuários e da comunidade.
A obra prevê a construção de três passagens de fauna, sendo um deles, no km 54, um overpass. Neste ponto, o DNIT está construindo uma passagem superior em concreto que servirá para a travessia segura de diversos animais, respeitando o habitat típico da Mata Atlântica. O overpass tem 40 metros de extensão, por 12 metros de largura e receberá camadas de solo e vegetação para integrar a área de mata.
DIFERENCIAÇÃO – A obra foi iniciada em março de 2024. Esta estrutura é um grande projeto que se diferencia das passagens de fauna comuns, que são subterrâneas. O overpass é uma passagem de fauna aérea, feita por meio da construção de um viaduto vegetado que liga dois fragmentos de florestas.
Ele está sendo instalado no limite entre os municípios de Guaramirim e Schroeder garantindo a conexão de dois grandes fragmentos de vegetação da Mata Atlântica. Quando finalizado, o viaduto proporcionará mais segurança aos usuários da rodovia reduzindo o número de acidentes com atropelamento de fauna, auxiliando também na preservação de espécies.
Túnel duplo sob o Morro Vieira é obra de grande dimensão
Um dos maiores desafios de engenharia para o Contorno Viário de Jaraguá do Sul e Guaramirim é a transposição do Morro do Vieira, na altura do km 65,7. A solução adotada pelo DNIT é a construção de um túnel duplo (um em cada sentido) prevendo pistas duplicadas, pavimentadas em concreto, além do acostamento. O túnel esquerdo tem 1.060 metros de extensão. Já o direito conta com 1.005 metros de extensão.
Os túneis são construídos a partir de perfuração do maciço e aplicação de concreto projetado. Ambos já foram vazados, ou seja, foi completada a transposição entre os emboques leste e oeste. O próximo passo é a execução da pavimentação em concreto.
Em junho de 2023, cumprindo agenda em Santa Catarina, o ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve em Jaraguá do Sul, quando participou das escavações do vazamento do túnel do sentido leste, momento que ocorreu o encontro dos dois lados da estrutura, que tem 1.060 metros de extensão.
A BR-280 é o principal corredor logístico do norte e planalto norte de Santa Catarina que faz a ligação Leste-Oeste, portanto, fundamental para acesso aos portos de São Francisco do Sul e Itapoá (exportação e importação). Passam pela rodovia quase 20 mil veículos todos os dias.
Além disso, com a implantação do novo traçado do Contorno de Jaraguá do Sul e Guaramirim, o DNIT vai garantir um fluxo de veículos mais dinâmico e seguro para os usuários da rodovia, uma vez que tira o tráfego intenso de caminhões de dentro da cidade.
Pouquíssimas rodovias no Brasil têm “viadutos” para animais silvestres
Passagens superiores vegetadas são o sonho de consumo de ecólogos de estradas, gestores de unidades de conservação e conservacionistas em geral. Já os empreendedores, empreiteiras e concessionárias de rodovias têm urticárias quando essa obra é cogitada.
Basicamente, a passagem superior se assemelha a um viaduto que possui uma camada de terra permanente e que tem vegetação, com o intuito de gerar conectividade entre os dois lados de um fragmento cortado por uma rodovia.
Ela é tão controversa que nem mesmo para o nome há um consenso. Existem pessoas que denominam de viaduto vegetado, outros de passagem superior vegetada, em alguns casos somente passagem superior e por aí vai. Em inglês, alguns dos termos são overpass ou wildlife overpass.
Essas passagens já foram amplamente construídas na Europa, nos EUA e no Canadá. Também existem na Argentina, Austrália e até mesmo o Brasil. As passagens variam muito em tamanho, podendo ter de poucos metros a mais 200 metros de largura. O solo desses viadutos pode ter profundidade de 0,5 a 1,8 metros, com o crescimento de vegetação herbácea, arbustos e pequenas árvores. (Com informações de Alex Bager – Biodiversidade e Infraestrutura Viária)
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