Editora, redatora e Em um caso de amor com a vida!
Dia Nacional do Doador de Sangue alerta para baixa nos estoques
Os estoques dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo estão em situação crítica em diversos estados
25/11/2024
Nesta segunda-feira (25), os hemocentros de todo o país celebram o Dia Nacional do Doador de Sangue, instituído há 60 anos em homenagem à Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue. A data é estratégica, pois antecede as festividades de fim de ano e o período de férias, quando os estoques dos bancos de sangue geralmente caem.
De acordo com o Ministério da Saúde, novembro registra alta na demanda hospitalar, enquanto a proximidade com dezembro aumenta os riscos de redução na oferta de sangue. Osnei Okumoto, diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, alerta para o impacto das cirurgias eletivas realizadas antes das férias. “Neste momento que se aproxima de dezembro, há o aumento das cirurgias eletivas de grande porte. Médicos, antes de saírem de férias, querem atender seus pacientes, e os pacientes querem fazer cirurgias nesse período para chegar em dezembro totalmente recuperados,” explicou em entrevista à Rádio Nacional de Brasília.
Situação crítica em diversos estados
Os estoques dos tipos sanguíneos O positivo e O negativo estão em situação crítica em diversos estados, incluindo São Paulo, que abriga a maior rede de hemocentros do país. Embora o O positivo seja o tipo mais comum, sua alta demanda também reflete a necessidade proporcional de reposição. Okumoto enfatiza: “As pessoas falam: ‘ah, o O positivo tem bastante’, mas como 36% da população são O positivo, também temos 36% de chance de ter pacientes O positivo.”
Iniciativas e facilidades para doação
Para incentivar a doação, o Hemocentro de Brasília lançou uma campanha criativa envolvendo torcedores do Botafogo e do Atlético Mineiro, que disputarão a final da Copa Libertadores no próximo sábado (30). “A gente provocou as duas torcidas para que elas pudessem doar antes da final,” contou Okumoto.
Além disso, o aplicativo Hemovida, criado pelo Ministério da Saúde, facilita o registro e o acompanhamento das doações. Disponível nas lojas de aplicativos e na plataforma Meu SUS Digital, ele oferece funcionalidades como carteira virtual do doador e histórico de doações.
Doação: um gesto de solidariedade que salva vidas
Cada doação pode ajudar até quatro pacientes, já que o sangue é processado em hemocomponentes e hemoderivados. Esses materiais são fundamentais para pessoas com câncer, doenças hematológicas, ou que passam por cirurgias emergenciais e eletivas.
Embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomende que 3,5% da população doe sangue, apenas 1,4% dos brasileiros são doadores regulares. Para doar, é necessário atender a critérios básicos como boa saúde, idade entre 16 e 69 anos, peso acima de 51 quilos e IMC igual ou superior a 18,5.
A segurança no procedimento é total, com materiais descartáveis utilizados em cada coleta. Nesse gesto altruísta, a palavra “doar” carrega seu significado mais puro, oriundo do latim “donare,” que significa “dar um presente.”
Faça parte desta corrente de solidariedade e aproveite o Dia Nacional do Doador de Sangue para transformar vidas.
Fonte: Agência Brasil
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado