Brasil

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil reforça importância da conscientização

Neste sábado (23), o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, data criada em 2008 que visa a conscientização

23/11/2024

Neste sábado (23), celebramos no Brasil o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, data criada em 2008 para promover ações educativas e preventivas. O objetivo também é fomentar debates sobre políticas públicas que beneficiem pacientes e suas famílias. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que o país registre, até 2025, cerca de 7.930 novos casos anuais de câncer em crianças e adolescentes de até 19 anos.

 

 

Esse número corresponde a um risco de 134,81 casos por milhão de jovens, sendo 4.230 em meninos e 3.700 em meninas. Embora represente apenas 3% dos casos de câncer no Brasil, o câncer infantojuvenil exige atenção especial devido à sua gravidade e particularidades.

 

 

Dia Nacional de Combate

Foto: Banco de imagens Canva

 

 

 

A importância do diagnóstico precoce

 

 

O diagnóstico precoce é essencial e segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) vem ampliando o número de procedimentos para tratar a doença. Sendo assim, em 2023, foram realizadas 10.526 cirurgias e 17.025 sessões de quimioterapia. Os números demonstram os avanços no atendimento.

 

 

A médica Arissa Ikeda Suzuki, especialista em oncologia pediátrica do Inca, destaca que a tecnologia tem ajudado no aumento de diagnósticos precisos, melhorando as taxas de cura. “Observamos avanços na sobrevida e na curabilidade, com suporte diagnóstico mais exato, incluindo estudos moleculares que oferecem tratamentos além da quimioterapia e radioterapia”, afirma a especialista.

 

 

 

Foto: Banco de Imagens Canva.

 

 

 

No Inca, o tratamento de 250 a 300 pacientes por ano é realizado de forma integrada. Além disso, durante internações, que variam conforme a gravidade, a unidade oferece uma rede de apoio às famílias, envolvendo assistência social e acompanhamento contínuo.

 

 

Os tumores mais frequentes em crianças são leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas. Já entre adolescentes, os casos mais comuns incluem linfomas, carcinomas e tumores de células germinativas. Embora sejam agressivos, por outro lado os cânceres pediátricos geralmente respondem melhor à quimioterapia.

 

 

O Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil reforça a necessidade de conscientização. Além do mais, os avanços tecnológicos e apoio às famílias, são pilares que podem transformar o enfrentamento da doença em uma luta cada vez mais eficaz.

 

 

 

Fonte: Agência Brasil

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Editora, redatora e Em um caso de amor com a vida!

Notícias relacionadas

x