Dia Mundial do Câncer foi lembrado com alertas no domingo
O dia 4 de fevereiro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer
08/02/2024
O dia 4 de fevereiro foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ser o Dia Mundial de Combate ao Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) aproveitou a data para fazer um alerta sobre o diagnóstico precoce para o enfrentamento da doença.
Segundo levantamento feito pela entidade, 31% dos mais de 760 oncologistas clínicos entrevistados para um censo consideram o diagnóstico tardio como um dos principais problemas para o controle do câncer no Brasil.
Entre os oncologistas, 19% apontam falhas no acesso e qualidade dos exames de detecção e controle do câncer e 5% se queixam da falta de campanhas ou programas eficientes de conscientização e prevenção, além da baixa adesão da população aos programas de prevenção e tratamento já existentes. O maior problema apontado pela pesquisa realizada no ano passado foi a dificuldade de acesso a novos tratamentos.
O Dia Mundial do Câncer foi lembrado pela campanha #vádelenço. A iniciativa da Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, teve o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul e de Guaramirim.
Voluntárias e pacientes fizeram postagens nas redes sociais usando lenços, tendo o propósito de conscientizar a população sobre essa doença, além de homenagear os pacientes oncológicos.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado