Falar sobre o Dia da Consciência Negra na escola é importante para abordar temas como o preconceito e a diversidade étnico-racial em diferentes esferas da sociedade e ensinar sobre a importância da cultura africana na construção social e cultural brasileira. As pessoas comemoram o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes quilombolas que teve grande importância na resistência ao sistema escravista no Brasil.
Estabeleceram a data que celebra o Dia da Consciência Negra em 2003, e, no mesmo ano, ela entrou para o calendário das escolas, integrando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, em 2004.
Em 2011, por meio da Lei 12.519, a data 20 de novembro ficou instituída oficialmente como
o Dia Nacional da Consciência Negra e Dia Nacional de Zumbi dos Palmares. E a partir deste ano é feriado nacional, caindo na quarta-feira.
Em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal de Educação terá a semana dedicada ao tema. Na segunda-feira (18), às 14h30min, abrirão a exposição de alunos no hall da Prefeitura, junto com apresentações culturais.
A secretária Iraci Müller explica que o projeto curricular das escolas inclui o tema, que é trabalhado ao longo do ano letivo,
culminando com a mostra dos trabalhos em novembro. “É preciso conhecer para entender os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira”, aponta.
“As escolas trabalham durante o ano como tema transversal contemporâneo”, completa.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Crematório Catarinense informa
Horóscopo de sábado 5 de abril de 2025, previsão dos astros para o seu signo,…
Agora, a Locomotiva Amarela foca na partida de volta da Copa do Brasil
A empresa continua comprometida com a transparência, a escuta ativa e o respeito aos seus…
O Moleque Travesso anunciou o programa de sócio torcedor para 2025
Além da Amarelinha, Espanha e Portugal estão entre os melhores nos dois naipes
This website uses cookies.