Dia D de vacinação no Ambulatório de Especialidades é sábado
Dia D – Desde segunda-feira Guaramirim está vacinando crianças contra a dengue
01/03/2024
Dia D – Desde segunda-feira Guaramirim está vacinando crianças contra a dengue. Devido ao limitado número de imunizantes disponibilizados, nesta primeira remessa Guaramirim recebeu 1.303 doses, sendo 689 para crianças com 10 anos e 614 doses para crianças com 11 anos. A quantidade é estimada pelo cadastro que os cidadãos têm na rede pública de saúde.
A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses (D1+D2) com um intervalo de 3 meses de aplicação entre elas. Em Santa Catarina, todas as crianças e adolescentes residentes nos 13 municípios da região Nordeste com idade entre 10 e 14 anos terão direito à vacinação durante o ano de 2024.
No entanto, as doses vão chegar ao estado de forma escalonada. Desta forma, tanto as vacinas para aplicação da segunda dose nas crianças de 10 e 11 anos, quanto para iniciar o esquema vacinal nos demais serão entregues ao longo dos meses, ainda sem previsão de data.
Dia D – A vacinação está acontecendo das 8h às 12h e das 13h às 16h no Ambulatório de Especialidades (AME), localizado na rua Henrique Friedmann, 415, Centro. No sábado (2), a Prefeitura fará o “Dia D da vacinação contra a dengue”, para os pré-adolescentes que não puderem receber o imunizante durante a semana. O horário será das 8h às 16h, sem fechar para o almoço.
Boletim da dengue aponta 30 casos confirmados em Guaramirim
Boletim divulgado pela Prefeitura de Guaramirim na quarta-feira (28), atualizou os números de dengue e chikungunya. Em uma semana, três novos casos foram confirmados, sendo dois deles autóctones, ou seja, de pessoas que contraíram a doença dentro do município.
“Este é o cenário mais preocupante. Significa que o mosquito está transmitindo dengue aqui, em Guaramirim mesmo, e isso pode fazer com que os casos aumentem de forma muito rápida, e de forma exponencial”, afirmou o secretário de Saúde, Marcelo Deretti.
Conforme o secretário, para transmitir o vírus, primeiramente o mosquito precisa picar uma pessoa infectada. “Depois, ele pode picar várias outras pessoas, espalhando a doença na região em que está circulando. Quando há o registro de casos autóctones, isso significa que mosquitos da cidade estão carregando o vírus, e quanto mais mosquitos, maiores as chances de o número de pacientes com dengue se multiplicar”.
Guaramirim contava com 67 focos de Aedes aegypti, com 30 casos de dengue (27 importados e 4 autóctones), mais 33 casos suspeitos. De chikungunya um caso, contraído fora de Guaramirim.
Dia D – Jaraguá do Sul – Vacinação contra a dengue começa nesta terça-feira em 22 locais
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Francinne Espezim será a nova secretária de Desenvolvimento Social de Guaramirim
A partir de janeiro de 2025, Francinne Espezim assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Social de Guaramirim. Trazendo sua vasta experiência e trajetória consolidada na área socioassistencial. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito, Adriano Zimmermann, e pelo vice-prefeito eleito, Dênis Lunelli, ambos do Partido Liberal (PL). Como parte de uma…