Dezembro Laranja – Cepon incentiva cuidados preventivos contra o câncer de pele
Dezembro Laranja – com a chegada do verão, a campanha de conscientização ganha destaque e reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença
21/12/2023
O câncer de pele é entre os cânceres, o mais comum no mundo, e o Brasil não está imune a essa realidade preocupante. A exposição excessiva aos raios ultravioleta é uma das principais causas. Com a chegada do verão, a campanha de conscientização do Dezembro Laranja ganha destaque e reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Com dados alarmantes, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de novos casos de câncer de pele para cada ano do triênio de 2023 a 2025 ultrapassa o somatório de 229 mil. No CEPON, foram realizados 2.591 atendimentos a pacientes com câncer de pele até novembro de 2023.
Dezembro Laranja – Medidas simples de proteção são importantes não apenas no verão, mas também na rotina diária, durante todo o ano. A campanha criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem como tema este ano “Seu Sol, Sua Pele, Sua Proteção”, e visa conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenir a incidência dos raios solares de forma responsável, independentemente do tipo de pele e das atividades realizadas.
A exposição solar excessiva, sem proteção, pode provocar alterações celulares, levando ao desenvolvimento do câncer de pele. Pessoas de pele clara, com muitas sardas ou pintas pelo corpo, idosos, aqueles que se expuseram muito ao sol e aqueles com histórico de câncer de pele na família estão mais propensos a desenvolver a doença.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado