Deputado Vicente defende valorização de hospitais de urgência e emergência
Deputado Vicente defende valorização de hospitais de urgência e emergência. Pediu ao secretário de Saúde que avalie a situação com mais sensibilidade
21/02/2025
Deputado Vicente defende valorização de hospitais de urgência e emergência – O deputado Vicente Caropreso usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira (18), para defender mais valorização dos hospitais de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele deseja que o Programa Estadual de Valorização dos Hospitais reconheça mais esses hospitais, considerados ‘porta aberta’.
Vicente citou o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, como exemplo. Em 2024, 89% dos atendimentos foram destinados a pacientes do SUS. “O hospital que recebe vítimas politraumatizadas e exige atendimento emergencial precisa de um tratamento diferenciado. Ele afirmou que não deve ser penalizado por não realizar um grande número de cirurgias eletivas, já que os leitos de UTI estão constantemente ocupados. Destacou que o governo precisa tratar esses hospitais de forma diferente.

Banco de imagens/Jornal do Vale do Itapocu
Impacto financeiro e demanda crescente
O Hospital São José opera no sistema de ‘porta aberta’ e atende toda a demanda, seja espontânea, seja encaminhada pelo SAMU ou Corpo de Bombeiros. O deputado explicou que o atendimento a pacientes politraumatizados ocupa a maioria dos leitos de UTI, o que impede a realização de cirurgias eletivas, que têm uma remuneração diferenciada pelo governo.
Em 2024, o hospital realizou 5.872 cirurgias de emergência e apenas 1.971 cirurgias eletivas. A demanda por procedimentos emergenciais no hospital cresceu 80% entre 2021 e 2024, evidenciando a sobrecarga dos serviços. Isso reforça a necessidade de mais valorização por parte do Estado.
Valores defasados
“Essa situação tem impactado financeiramente os hospitais. Muitos ficam quase que exclusivamente dedicados à urgência e emergência e não conseguem avançar no Programa Estadual de Valorização dos Hospitais. Eles recebem valores defasados da tabela SUS, que está desatualizada há décadas. Assim, deixam de realizar cirurgias eletivas, que garantiriam uma melhor remuneração”, explicou Vicente.
Ele pediu ao secretário de Estado da Saúde que avalie a situação com mais sensibilidade e busque soluções para garantir a sustentabilidade dessas instituições.
Parlamentar registra atraso nos repasses e pede a ampliação de leitos
Vicente também destacou que o Hospital São José enfrenta dificuldades com os repasses do “extra-teto”, valor referente a procedimentos realizados além do contratado. “São meses de atraso. O hospital sempre foi estável, mas, por causa do atraso no repasse, teve que recorrer ao banco”, alertou.

divulgação
Além disso, Vicente defendeu a ampliação dos leitos de UTI e leitos gerais na região da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali). Atualmente, a região conta com 331 mil habitantes e apenas 371 leitos SUS. Para se ter uma ideia, a média nacional é de 1,5 leito SUS por mil habitantes, e Santa Catarina possui 2 leitos por mil.
Ele concluiu: “Na microrregião, essa relação é de apenas 1,1 leito por mil habitantes, o que nos coloca abaixo da média nacional e estadual.”
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital
Notícias relacionadas
Alimentação saudável é prioridade nas escolas e CMEIs de Jaraguá do Sul
A alimentação escolar em Jaraguá do Sul é tratada como um pilar essencial para o desenvolvimento dos estudantes. Diariamente, cerca de 22 mil alunos, do berçário ao 9º ano do ensino fundamental, recebem refeições nutritivas e seguras, elaboradas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Além disso,…