Saúde

Deputado Vicente defende o uso do canabidiol para algumas patologias

Ele também defende que a medicação seja disponibilizada pelo SUS. 

17/10/2023

O uso medicinal do canabidiol foi tema de debate na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de SC, na semana passada. Para o deputado Vicente Caropreso, vice-presidente da Comissão e médico neurologista, é indiscutível o benefício que o uso medicinal da planta garante para algumas patologias específicas. Ele também defende que a medicação seja disponibilizada pelo SUS. 

 

Entre as doenças mais comuns que recebem a indicação, estão transtornos mentais, epilepsia, esclerose múltipla e Parkinson. Dependendo da concentração e o tamanho do frasco, o medicamento varia entre R$ 400,00 e R$ 4 mil.

Durante a reunião do colegiado, foi aprovada a realização de uma audiência pública sobre a questão. A data do debate ainda não foi definida.

 

“Em oportunidades como esta podemos fazer orientação e posicionamento para os reais objetivos e os reais ganhos que se pode ter com o uso do canabidiol. O que não pode haver é uma pulverização do seu uso para situações em que não há indicação clínica. Mas, é fato que o canabidiol se mostrou altamente eficiente para o tratamento de muitas doenças. O parlamento tem o dever de discutir esse tema, livre de qualquer preconceito e sob a luz da ciência”.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x