Jaraguá do Sul

Deputado Vicente Caropreso Critica Decreto Italiano que Restringe Cidadania

Deputado Vicente Caropreso Critica Decreto Italiano que Restringe Cidadania. Impacto nos Cidadãos Brasileiros e Reivindicações

01/04/2025

Deputado Vicente Caropreso Critica Decreto Italiano que Restringe Cidadania – O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso se manifestou em suas redes sociais contra o decreto do governo italiano. Esse decreto restringe o direito à cidadania para descendentes ítalo-brasileiros. O parlamentar criticou duramente a medida, publicada na última sexta-feira (28). Ele a classificou como um retrocesso, pois ignora os laços históricos e culturais entre o Brasil e a Itália. Além disso, defendeu a mobilização da comunidade italiana para pressionar por mudanças.

Sessão solene celebra

divulgação

 

 

Mudança nas Regras da Cidadania Italiana

A decisão do governo italiano, anunciada pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, altera as regras para a concessão da cidadania italiana. Até agora, o princípio do jus sanguinis (direito de sangue) permitia que qualquer descendente que comprovasse sua linhagem italiana desde 1861 obtivesse a cidadania. Com o novo decreto, esse direito será restrito apenas a filhos e netos de italianos. Essa mudança pode excluir milhares de ítalo-brasileiros que já aguardam na fila para a cidadania.

Transferência da Análise para o Ministério das Relações Exteriores

Além da restrição, o governo italiano transferiu a análise dos pedidos de cidadania. Antes realizada pelos consulados, essa análise será feita por um novo conselho especial, a ser criado dentro do Ministério das Relações Exteriores. Isso pode tornar o processo ainda mais burocrático e incerto. O decreto, que precisa ser convertido em lei pelo Parlamento Italiano dentro de 60 dias, foi imposto sem debate prévio com os parlamentares e a comunidade italiana no exterior, segundo o deputado.

Impacto nos Cidadãos Brasileiros e Reivindicações

Dr. Vicente, que preside a Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, ressaltou que a medida prejudica diretamente milhares de brasileiros. Eles aguardam o reconhecimento da cidadania italiana. “Há uma grande insegurança jurídica”, afirmou. Ele também destacou a importância da união dos ítalo-descendentes para reivindicar a manutenção dos direitos históricos da imigração italiana no Brasil.

Transição para as Novas Regras e Possíveis Impactos

A transição para as novas regras está prevista para ocorrer a partir de 2026. Apenas aqueles que já ingressaram com pedidos administrativos ou judiciais até 28 de março de 2025 terão seus direitos preservados. Além disso, já orientaram os consulados a não receber novos processos. Vicente avalia que essa mudança segue uma tendência global de endurecimento das regras de naturalização, como as políticas recentes dos Estados Unidos.

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Notícias relacionadas

x