Deputado propõe cursos para formar professores da língua italiana
Deputado Vicente Caropreso participou esta semana de reunião com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, para tratar da expansão do ensino da língua italiana em Santa Catarina
25/04/2024
O deputado Vicente Caropreso participou esta semana de reunião com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, para tratar da expansão do ensino da língua italiana em Santa Catarina, em parceria com instituições de ensino superior. O estado tem uma das maiores comunidades de descendentes italianos do país. O secretário acenou para a abertura de cursos.
Conforme o deputado Vicente, o problema está na falta de professores da língua estrangeira. Apenas a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) dispõe do curso de licenciatura em italiano.
“Principalmente nos municípios de colonização italiana, há uma demanda da comunidade escolar para que a língua seja ensinada nas escolas. Isso também é uma reivindicação do Consulado-Geral da Itália em Curitiba e da Embaixada da Itália no Brasil. É uma questão de grande relevância cultural, econômica e turística, e que esbarra na falta de professores habilitados.”
O parlamentar propôs que a secretaria de Educação faça parceria com instituições de ensino privado para fomentar a abertura de cursos de licenciatura na língua italiana.
Cimadon acenou positivamente para o pleito. Ele explicou que a secretaria fará lançamento de edital para que as instituições de ensino superior se habilitem a oferecer o curso, que será custeado pelo governo catarinense, por meio de fundo específico.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline