Política

Deputada Federal Carla Zambelli tem mandato cassado por divulgar fake news

Deputada bolsonarista perde cargo após decisão da Justiça Eleitoral; processo foi movido por Sâmia Bomfim (PSOL)

31/01/2025

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, na última quinta-feira (30), o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e a tornou inelegível após a parlamentar divulgar fake news sobre o processo eleitoral de 2022. A decisão atende a uma ação proposta pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL).

 

 

 

Foto: https://www.camara.leg.br/deputados

 

Além disso, os magistrados votaram por tornar Zambelli inelegível pelo prazo de oito anos, a partir do ano em que ocorreram os fatos. Foram cinco votos favoráveis e dois contrários.

 

O julgamento, iniciado em 13 de dezembro de 2023, analisou a conduta de Zambelli durante as eleições, considerando que suas declarações atentaram contra a legitimidade do pleito. Apesar da cassação, a parlamentar segue no cargo até que os recursos sejam esgotados.

 

 

 

O relator do processo, o desembargador José Antonio Encinas Manfré votou a favor da cassação e pediu a inelegibilidade de Zambelli ressaltou que a deputada não fez “mera transposição de notícias” ao publicar desinformação eleitoral em suas redes sociais, mas que Zambelli agiu com “abuso da liberdade de expressão e ato de evidente má-fé”.

 

 

 

 

Em resposta, Zambelli afirmou que recorrerá às instâncias superiores para tentar reverter a decisão.

 

 

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Relações Públicas RP 4173 Editora, redatora. e pós-graduanda em Copywriting e Escrita Criativa

Notícias relacionadas

x