Dengue: Associação Empresarial se envolve no combate
Dengue: A Prefeitura de Jaraguá do Sul promoveu uma capacitação dedicada aos representantes das empresas filiadas à Acijs
21/03/2024
Dengue: A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação dedicada aos representantes das empresas filiadas à Acijs, com o intuito de fortalecer a compreensão sobre a doença e seu impacto na comunidade.
A iniciativa abordou de forma abrangente diversos aspectos relacionados à dengue. Os participantes foram imersos em informações sobre o trabalho desempenhado pelo setor de Controle de Zoonoses, compreendendo sua relevância no contexto da saúde pública local.
Durante o evento, foram destacados temas como os modos de transmissão da dengue, sinais e sintomas característicos da doença, além de orientações sobre como identificar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da enfermidade.
A gerente de Vigilância Epidemiológica, Talita Piccoli Sevegnani, enfatizou a importância da participação ativa das empresas na luta contra a dengue, evidenciando a necessidade de uma abordagem coletiva para prevenir e controlar a propagação da doença.
Educação também está na luta
As ações de combate à dengue em Jaraguá do Sul abrangem várias frentes de atuação. As capacitações, por exemplo, são frequentes e levam informação e dicas de prevenção para vários públicos. Recentemente, os coordenadores pedagógicos das escolas municipais receberem orientações importantes sobre a dengue. O treinamento foi ministrado pela equipe da Vigilância Epidemiológica.
A iniciativa da Prefeitura, fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, por meio do grupo de trabalho do Programa Saúde na Escola (PSE), busca fortalecer o combate e prevenção desta doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Durante o encontro, foram apresentados dados sobre o monitoramento das ações no Município; as metas para os eixos prioritários e não prioritários registrados em 2023; os desafios; as ações intersetoriais desenvolvidas ao longo do último ano e as perspectivas para 2024.
Um dos objetivos centrais da iniciativa foi capacitar os coordenadores pedagógicos para serem multiplicadores das informações sobre a dengue dentro das escolas.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Notícias relacionadas
Dormir na hora errada engorda? Médico explica como a falta de rotina pode impactar até no peso
Um dos maiores nomes da medicina e performance esportiva, com mais de um milhão de seguidores nas redes, Dr. Rodrigo Schröder explica o que é o ciclo circadiano e a importância de manter o relógio biológico alinhado