Nesta quarta-feira (23), por exemplo, a partir do aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil Estadual sobre a possibilidade de temporais em todo o estado amanhã, quinta-feira, a equipe daqui já está em alerta, monitorando de perto a situação em Jaraguá do Sul.
Por meio dos radares e de muito conhecimento técnico é possível acompanhar o avanço das áreas de instabilidade no decorrer das horas. Esse trabalho é importante porque possibilita identificar possíveis riscos e avisar a população com antecedência, caso seja necessário, explica o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle. “Os alertas são emitidos oficialmente pela Defesa Civil do Estado aos municípios, a partir daí, nossa equipe faz o gerenciamento da situação local”, destaca. A Defesa Civil atua de forma multissetorial e ininterrupta. O trabalho feito em Jaraguá do Sul é referência para outras regiões do Estado, e fora dele. A preparação da nossa equipe inclui, por exemplo, atividades de planejamento de contingências, capacitações e treinamentos, além da participação em exercícios simulados de campo. Coordenar e integrar as ações de forma eficiente, são fundamentais quando falamos em gestão de riscos”, completa Hideraldo.
No Monitoramento de Chuvas estão inseridos, em tempo real, os dados das estações meteorológicas localizadas em Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro, Água Verde, Centro e Ilha da Figueira, bem como de uma instalada na sede dos Bombeiros Voluntários do Centro e outra na Defesa Civil.
Na mesma página, são fornecidas as condições climáticas para o dia em Jaraguá do Sul e acesso ao site Windy.com, uma tecnologia desenvolvida especialmente para oferecer informações de origem meteorológica, oferecendo uma estrutura inovadora e design que proporciona uma ótima interação com o público. “Temos que trabalhar com prevenção e fornecer informações claras e diretas para as pessoas”, comenta o prefeito Jair Franzner.
Nesta quinta-feira (24), o deslocamento rápido de uma frente fria sobre SC, que estará associada à formação de um Ciclone Extratropical em alto mar entre o Litoral Sul do RS e Uruguai, somada à instabilidades atmosféricas e ao aquecimento, favorecem a formação de temporais em todo o estado de Santa Catarina que estarão acompanhados de vendavais. Entretanto, os temporais também devem produzir chuva pontualmente intensa e eventual precipitação de granizo.
Os temporais devem começar entre o final da manhã e começo da tarde pelo Grande Oeste, especialmente nas áreas próximas à divisa com o RS e Argentina, avançando para as demais regiões no decorrer da tarde e início da noite. Neste período, há condições favoráveis à formação de uma Linha de Instabilidade (LI) que poderá apresentar tempestades severas, especialmente nas áreas em vermelho do mapa, onde o risco será MUITO ALTO para ocorrências associadas a vendavais como destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. Nas áreas em laranja, o risco é ALTO.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
A expressão "Nero incendiando Roma" até pode parecer antiga, do tempo em que o Império…
Horóscopo de Domingo
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Vasco supera o Sport; Bragantino ganha do Botafogo e Juventude bate o Ceará
Veja todos os resultados da Segundona do Brasil neste sábado (12)
A Locomotiva Amarela segue 100% no Campeonato Catarinense
This website uses cookies.