Jaraguá do Sul

Defesa Civil dispõe de informações sobre condições climáticas

No Monitoramento de Chuvas estão inseridos em tempo real os dados das estações meteorológicas

20/10/2023

Obter dados sobre as condições climáticas e o monitoramento dos níveis dos rios de Jaraguá do Sul ficou mais prático. Além de estarem disponíveis no aplicativo da Prefeitura – Jaraguá na Mão –, essas informações, agora, também estão no site da Diretoria de Proteção e Defesa Civil local, de forma simples e ágil. Para o diretor de Defesa Civil, Hideraldo Colle, a população precisa estar cada vez mais informada sobre este assunto e, principalmente, em períodos de chuvas. “Essa iniciativa é uma parceria com o Samae, que nos fornece os dados das estações meteorológicas que a autarquia possui em vários pontos do município”, explica o diretor.

 

Para ter acesso às informações, o munícipe pode visitar o portal da Prefeitura de Jaraguá do Sul na internet, no canto esquerdo da tela, localiza o botão “Defesa Civil” e vai direto para a página onde encontram-se dois botões retangulares, bem no centro da tela. Neles, estão os monitoramentos dos níveis dos rios e de chuvas. 

No Monitoramento de Chuvas estão inseridos em tempo real os dados das estações meteorológicas localizadas em Nereu Ramos, Barra do Rio Cerro, Água Verde, Centro e Ilha da Figueira, bem como de uma instalada na sede dos Bombeiros Voluntários do Centro e outra na Defesa Civil.

Na mesma página são fornecidas as condições climáticas para o dia em Jaraguá do Sul e acesso ao site Windy.com, uma tecnologia desenvolvida especialmente para oferecer informações de origem meteorológica, oferecendo uma estrutura inovadora e design que proporciona uma ótima interação com o público.

 

Sistema de telemetria permite acompanhar os níveis dos rios

 

O Samae de Jaraguá do Sul conta com equipamentos de medição de nível de água em três pontos ao longo do Rio Itapocu. Estes equipamentos servem para o monitoramento, em tempo real, do nível do rio e estão localizados na ponte Alberto Bauer (bairro de Nereu Ramos), outro na captação de água da ETA Central do Samae e um na ponte Marly Baumer, na Via Verde. 

Também há um ponto no Rio Jaraguá localizado na ETA Sul, no Garibaldi. “Estes pontos de medição fornecem informações que possibilitam maior tempo para o Samae na tomada de decisão em caso de enchentes, como alterações no posicionamento de suas balsas, acionamento de equipes terceirizadas, acompanhamento de reservatórios, manobras de rede para não afetar o abastecimento, preparativos para alterações no abastecimento e comunicação com a comunidade”, explica o presidente do Samae, Onésimo Sell.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x