Curso de formação de famílias acolhedoras teve uma nova edição
Curso de Formação para Famílias Acolhedoras visa oportunizar às famílias interessadas amplo conhecimento sobre como é desenvolvida essa atividade
22/11/2024
O Município de Jaraguá do Sul, por meio do Serviço de Famílias Acolhedoras da Secretaria de Assistência Social e Habitação, promoveu nos dias 30 e 31 de outubro, a última edição em 2024 do Curso de Formação para Famílias Acolhedoras.
O programa visa proporcionar às famílias interessadas em participar amplo conhecimento sobre como desenvolvem essa atividade, a dinâmica do trabalho e as particularidades envolvidas no acolhimento de crianças e adolescentes. Essas pessoas, por diversos motivos – violência física, sexual, abusos, negligência e outras violações de seus direitos – precisaram ser afastadas de seus lares.
Segundo dados da Gerência de Alta Complexidade Social, atualmente são 11 famílias acolhendo 16 crianças. O número de crianças e adolescentes nos dois abrigos do município variam bastante, mas atualmente o Abrigo Institucional Mônica Maria Franzner Lescowicz, no Centro da cidade, está com 16 abrigados, e o Abrigo Institucional Gillian Edith Mary Hermann, no bairro Vila Baependi abriga 7 pessoas. As idades variam de poucos meses de vida até 18 anos.
As equipes selecionam e preparam as famílias que acolhem essas crianças ou adolescentes para oferecer atenção adequada a elas, pelo tempo que permanecerem sob seus cuidados. Cuja principal intenção é proporcionar uma experiência de segurança e afeto num momento difícil de suas vidas, até regressarem às suas famílias de origem.
Mas, quando isso não é possível, encaminham a criança para adoção. Durante todo o processo, uma equipe composta por assistentes sociais e psicólogos acompanha os envolvidos, incluindo a família de origem da criança ou adolescente.
Quem deseja conhecer ou saber mais sobre este serviço, ou queira se inscrever, pode se dirigir ao endereço, Rua Arthur Gumz, 765 no bairro Vila Nova, próximo a Igreja Católica Rainha da Paz, ou entrar em contato com a equipe no telefone WhatsApp 3307-6730 ou e-mail: familiasacolhedoras@jaraguadosul.sc.gov.br.
Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline