Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.
Crotalária e citronela serão plantadas para repelir o mosquito da dengue
Em outubro será realizado o plantio de sementes de Crotalária spectabilis em algumas áreas públicas do município.
26/09/2023
Aconteceu dia 21 de setembro, dia da árvore o lançamento oficial do projeto “Proteção Verde no combate à Dengue”. A dengue é uma doença que resulta da degradação de áreas urbanas, pois o acúmulo de lixo, principalmente nos meses quentes e úmidos do verão, propicia o aumento da população de mosquitos Aedes aegypti.
Alternativas de controle de baixo custo atreladas à educação e sensibilização da população poderão diminuir a infestação do mosquito, evitando a estratégia do fumacê, que pode ocasionar danos ao ambiente. Nesse sentido, o uso da crotalária poderá auxiliar evitando o processo de proliferação dos focos do mosquito da dengue e a citronela auxiliando como repelente natural.
A próxima ação será a apresentação do projeto em todos os Centros de Educação Infantil e em algumas escolas municipais, contemplando o Programa Saúde na Escola (PSE).
Em outubro será realizado o plantio de sementes de Crotalária spectabilis em algumas áreas públicas do município. Esta espécie pode atrair o inseto libélula, possível predador natural do mosquito e das larvas da dengue, podendo agir como uma alternativa biológica de controle.
Quanto ao dia da árvore, a Prefeitura, via Grupo Intersetorial de Educação Ambiental – GIEA, realizou a doação de mais de 840 mudas frutíferas para a população, visando o incentivo ao plantio e a sensibilização quanto a preservação e importância das árvores para os seres vivos.
Quer saber das notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline