Jaraguá do Sul

Corporação voluntária presta contas em sessão legislativa

Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul estiveram na Câmara de Vereadores para apresentar os trabalhos realizados por eles de janeiro a setembro de 2022. O presidente da Associação mantenedora, João Alfredo Silveira, usou a tribuna da para expor os dados a pedido do presidente do Legislativo, Jair Pedri.

Hoje, a corporação conta com 52 funcionários remunerados, com 37 deles sendo bombeiros, e mais 103 voluntários que também atuam como bombeiros. Conforme os números apresentados, cerca de 94% das ocorrências operacionais da instituição são relacionadas a atendimentos pré-hospitalares, como acidentes domésticos, de trânsito, de trabalho e esportivos. Em 2022, de janeiro a setembro, já foram registrados 7.593 atendimentos desse tipo.

Silveira relatou que neste mesmo período 156 vezes os bombeiros foram acionados para combate a incêndio. Entre essas ocorrências, houve incêndios em residências, em indústrias, em vegetação e em veículos. E em outros 343 casos os voluntários foram chamados para serviços extraordinários, como captura de animais, vazamentos, busca e salvamento, entre outros. O tempo médio de atendimento às ocorrências é de cerca de 8 minutos, segundo o gestor.

 

MIRINS –  O presidente do CBV anunciou aos vereadores a retomada do projeto Bombeiro Mirim e Aspirante em 2023. Segundo ele, R$ 279 mil já foram captados pela entidade para início das atividades através do Fundo da Criança e do Adolescente. A próxima turma de bombeiros mirins deve contar com 40 jovens.

 

Subsedes de Nereu Ramos e da Barra foram reativadas em setembro

A corporação reativou este ano duas subsedes. Uma no bairro Nereu Ramos, que voltou a funcionar no dia 15 de setembro e está em regime de plantão durante 12 horas por dia. E outra na Barra do Rio Cerro, que voltou às atividades no dia 1° de setembro e está funcionando 24 horas por dia. O presidente João Silveira agradeceu aos vereadores pela moção de apelo de autoria de Osmair Gadotti, que pedia à Prefeitura o aumento dos repasses financeiros feitos à entidade para que as subsedes fossem reativadas.

O vereador Rodrigo Livramento relatou a visita feita a estrutura da corporação no Nereu Ramos e se mostrou preocupado com o fato de a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu de Santa Catarina estar localizada na subsede. A USA é uma ambulância administrada pelo Governo do Estado que conta com mais tipos de aparelhos e de medicamentos, essenciais nos atendimentos a pacientes em estado crítico.

O vereador se disse preocupado com a distância do centro, o que muitas vezes pode ser crucial tempo resposta para as urgências/emergências. O presidente do CBV, João Alfredo Silveira admitiu que já há conversas para que a unidade seja transferida para a área central do município.

Ele revelou que a Secretaria de Saúde já solicitou a mudança e, inclusive, ofereceu um espaço próximo ao ginásio Arthur Müller, onde ficava a Secretaria Regional. O presidente acredita que em breve alguma decisão deve ser tomada pelo Estado em relação a isso.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Patricia

Recent Posts

Confira a agenda esportiva mundial para essa segunda-feira, 7 de abril

Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!

4 horas ago

Futebol: Avaí e Novorizontino empatam na estreia da Série B

Cuiabá vence o Volta Redonda e Ferroviária empata com o Remo

4 horas ago

Futebol: Flamengo, Palmeiras e Inter vencem seus jogos no Brasileirão

Veja o resumo da rodada no Campeonato Brasileiro neste domingo (6) com a classificação

4 horas ago

Motocross: Jaraguaense fica em segundo lugar na etapa do Campeonato Brasileiro

Zion Berchtold competiu em Ponta Grossa, no Paraná, na estreia da competição nacional

5 horas ago

This website uses cookies.