Cooperativas de crédito tiveram forte crescimento
Jaraguá é a quarta cidade em associados às cooperativas
21/08/2022
As cooperativas de crédito, assim como as cooperativas de agronegócio, são sinônimas de sucesso no Brasil. A modalidade teve início ainda em 1902, no Rio Grande do Sul. Nos dias atuais, seu crescimento tem gerado grande repercussão no mercado nacional.
Uma cooperativa de crédito oferece a seu cooperado todos os produtos que um banco tradicional disponibiliza para seus clientes. Entre os mais importantes estão as contas concorrente e poupança, cartões de crédito e débito e caixas eletrônicos.
Contam com juros mais baixos, concessão de empréstimos com menos burocracia e distribuição de resultados. Elas dependem da cooperação mútua e visam o crescimento das comunidades onde atuam.
Nesse ramo não há acionistas ou clientes. Todos os correntistas são donos, o que está diretamente vinculado a um dos mais importantes princípios do cooperativismo.
Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.
Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. Os associados têm poder igual de voto independentemente da sua cota de participação no capital social da cooperativa. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e a adesão é livre e voluntária.
Jaraguá é a quarta cidade em associados às cooperativas
As cooperativas de crédito são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário dos outros ramos do cooperativismo, como transporte, educação e agropecuária, por exemplo. O Banco Central do Brasil divulgou com data-base em março de 2022, o ranking dos municípios por número de cooperados associados às cooperativas de crédito do Estado de Santa Catarina.
Blumenau é líder, tinha 301.561 cooperados a uma cooperativa de crédito, tendo crescido 10% no período de 12 meses, seguida por Joinville e Itajaí. Jaraguá do Sul é a quarta cidade de Santa Catarina em número de associados a uma cooperativa de crédito, somando 92.005, número que cresceu 18% em 12 meses.
Chapecó, Brusque, Florianópolis, Gaspar, Indaial e Concórdia completam a lista das dez cidades com maior número de cooperados. Guaramirim está na 21ª colocação no Estado, com 22.911 cooperados, crescimento de 19% em um ano. Massaranduba (56º colocado) tem 11.070 vínculos a uma cooperativa de crédito.
Já Schroeder (65ª) tem 9.565 vínculos e Corupá (95ª posição no Estado) tem 6.872 cooperados ao sistema de crédito.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Enquete: Entenda o que é a PEC 6×1
O que á PEC 6×1 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton, tem como objetivo principal pôr fim à escalada de trabalho 6×1. O sistema atual é considerado prejudicial a qualdiade de vida do ser humano. Igualmente, a proposta inclui medidas adicionais,…