Meio Ambiente

Região prepara a Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente para o mês de novembro

Conferência Nacional do Meio Ambiente tem como finalidade promover diálogos sobre a emergência climática, para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima

22/10/2024

“Emergência Climática: os desafios da transformação ecológica” é o tema da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que tem como finalidade promover diálogos sobre a emergência climática, para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima com o envolvimento da sociedade. Será em três etapas. A Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, com os municípios da microrregião do Vale do Rio Itapocu está confirmada para o dia 27 de novembro, no Cedup de Guaramirim.

 

O ano de 2023 foi o mais quente da história, e o aumento da temperatura do planeta foi percebido de norte a sul do País na forma de ondas de calor, inundações e secas. Eventos extremos cada vez mais intensos e frequentes são manifestações do aquecimento global. Temos pouco tempo para deter o agravamento da crise climática e garantir uma transição rápida e justa para um modelo de desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa e resiliente às mudanças do clima.

Conferência

A emergência climática e o desafio da transformação ecológica são os temas da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. As rodadas de conversas em todo o País vão até maio de 2025, com um convite ao debate das melhores escolhas num momento tão desafiador da história, tanto para reduzir as emissões como para nos adaptarmos aos efeitos já visíveis do aquecimento global.

 

Essas escolhas envolvem desde hábitos de consumo da população, com menor geração e melhor destinação de resíduos, até o destino das florestas e dos oceanos, que armazenam uma parcela dos gases causadores do efeito estufa e estão sob ameaça crescente.

Mais recentemente, o estado do Rio Grande do Sul tem enfrentado eventos climáticos extremos, fenômeno diretamente ligado às consequências do aquecimento global. Análises meteorológicas indicam que a intensificação das tempestades severas e das inundações repentinas, que afetaram milhares de vidas e causaram danos significativos à infraestrutura regional, está associada ao aumento da variabilidade climática.

 

Este evento sublinha a urgência de desenvolver estratégias mais robustas e baseadas em evidências científicas para a gestão de crises e a mitigação de desastres naturais, além de destacar a importância de investir em medidas adaptativas e preventivas em resposta às mudanças climáticas globais.

 

 

Guaramirim sede da Conferência dos municípios do Vale do Itapocu

 

No escopo do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres, o Cemaden monitora, atualmente, 959 municípios em todas as regiões brasileiras. Dentre eles, quatro no Vale do Rio Itapocu: Barra Velha, Corupá, Jaraguá do Sul e Schroeder.

 

Os municípios monitorados têm histórico de registros de desastres naturais decorrentes de movimentos de massa (deslizamentos de encosta, corridas de massa, solapamentos de margens/terras caídas, queda/rolamento de blocos rochosos e processos erosivos) e/ou decorrentes de processos hidrológicos (inundações, enxurradas, grandes alagamentos).

 

A Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente, com os municípios da microrregião do Vale do Rio Itapocu está confirmada para o dia 27 de novembro, no Cedup de Guaramirim

 

O Brasil está revendo a Política Nacional sobre Mudança do Clima, e elaborando, como os demais países, um novo compromisso a ser apresentado até 2025 perante a Convenção do Clima da ONU.

 

Delegados eleitos nos municípios brasileiros levarão, para a segunda etapa, 10 propostas que serão sistematizadas para o debate das delegações dos estados. As delegações estaduais apresentarão 20 propostas. O resultado dos debates será levado para a rodada nacional, em Brasília. Ao final, a Conferência apresentará as propostas ou contribuições priorizadas por todas as pessoas delegadas.

 

Os municípios do Vale do Rio Itapocu, em encontro realizado na quinta-feira (17), decidiram realizar uma conferência intermunicipal. A ideia inicial era envolver a Amvali e a Amunesc. Ficou decidido que a conferência será realizada no dia 27 de novembro, à tarde, no auditório do Cedup, em Guaramirim.

 

Tendo como tema “Emergência climática: Os desafios da transformação ecológica”, cinco eixos serão discutidos: Mitigação, adaptação e preparação para desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.

 

A Conferência Intermunicipal discutirá o temário da 5a CNMA relativo à esfera local que deverá servir de orientadoras para o debate sobre a Política Nacional sobre Mudança do Clima em seus territórios e elegerão pessoas delegadas e encaminharão propostas para Conferência Estadual, nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Florianópolis.

 

A microrregião elegerá 11 delegados, sendo seis da sociedade civil, três do setor privado e dois do poder público. A Conferência de Meio Ambiente da Amvali elegerá 10 propostas duas de cada eixo temático.

 

Quer saber as notícias primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x