Como pedir estorno de compras no cartão de crédito?
O cartão de crédito nunca esteve tão presente na vida da sociedade e com a popularização dos bancos digitais é ainda mais fácil ter acesso a esse recurso.
11/09/2022
Mas, devido a essa facilidade é preciso ter organização para evitar gastos impulsivos.
Desse modo, caso haja arrependimento de uma compra online ou insatisfação com um produto adquirido, é possível solicitar o estorno.
O que é estorno?
Primeiramente, o estorno do cartão de crédito é um procedimento que visa cancelar uma transação para devolver o dinheiro gasto. Assim, isso pode ser feito tanto para compras online quanto para presenciais.
Desse modo, há duas maneiras de fazer a solicitação: através do site ou loja em que a compra foi realizada ou direto na administradora do cartão.
Assim, quando concede-se o estorno, ele pode ocorrer através do cancelamento do valor da compra, a devolução do dinheiro, ou através do crédito direto nas próximas faturas do cartão de crédito.
Como funciona o estorno?
Além disso, é necessário ressaltar que o reembolso só virá nas faturas seguintes se a atual for paga. Portanto, é preciso manter o pagamento das faturas em dia.
Quem pode solicitar esse recurso?
- Situações em que o cliente se arrependa da compra feita em loja em no máximo 7 dias após a confirmação. Já no caso de lojas físicas, a empresa não tem obrigação de devolver o dinheiro se não houver irregularidades;
- Casos em que o produto está dentro do prazo de garantia, mas possui algum defeito e a empresa não repara o dano no prazo de 30 dias;
- Situações em que o produto vem em quantidade diferente da informada na embalagem;
- Casos em que a oferta não foi cumprida;
- Casos de cobranças feitas indevidamente no cartão de crédito.
Como solicitar o estorno?
Confira como solicitar o pedido de estorno em cada situação:
Pedido de estorno para a loja
Para solicitar esse recurso diretamente ao estabelecimento comercial, seja ele online ou presencial, é preciso seguir os seguintes passos:
- Fazer o pedido de estorno e verificar as políticas de devolução;
- Verificar se todas as informações estão corretas, em caso afirmativo, o estorno acontecerá pelo próprio estabelecimento na máquina de cartão que foi utilizada para realizar a compra;
- Em casos de compras online, o cliente receberá o estorno imediatamente nas próximas faturas;
Pedido de estorno com a operadora do cartão
Nessa situação, caso o estabelecimento não concorde em realizar o estorno, é preciso acionar diretamente a operadora do cartão. Assim, a operadora abrirá uma disputa entre as duas partes e o cliente precisa reunir documentos que justifiquem o pedido de estorno, como fotos e comprovantes de atrasos na entrega.
Além disso, é preciso destacar que o estorno só é possível após a loja aceitar as condições. Caso isso não aconteça, é possível questionar a decisão do estabelecimento no PROCON.
Via R7
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Notícias relacionadas
Enquete: Entenda o que é a PEC 6×1
O que á PEC 6×1 A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pela deputada Erika Hilton, tem como objetivo principal pôr fim à escalada de trabalho 6×1. O sistema atual é considerado prejudicial a qualdiade de vida do ser humano. Igualmente, a proposta inclui medidas adicionais,…