Brasil

Como pedir estorno de compras no cartão de crédito?

O cartão de crédito nunca esteve tão presente na vida da sociedade e com a popularização dos bancos digitais é ainda mais fácil ter acesso a esse recurso.

11/09/2022

Mas, devido a essa facilidade é preciso ter organização para evitar gastos impulsivos.

Desse modo, caso haja arrependimento de uma compra online ou insatisfação com um produto adquirido, é possível solicitar o estorno.

O que é estorno?

Primeiramente, o estorno do cartão de crédito é um procedimento que visa cancelar uma transação para devolver o dinheiro gasto. Assim, isso pode ser feito tanto para compras online quanto para presenciais.

Desse modo, há duas maneiras de fazer a solicitação: através do site ou loja em que a compra foi realizada ou direto na administradora do cartão.

Assim, quando concede-se o estorno, ele pode ocorrer através do cancelamento do valor da compra, a devolução do dinheiro, ou através do crédito direto nas próximas faturas do cartão de crédito.

Como funciona o estorno?

O estorno depende da forma em que a compra foi feita, isto é, se o cliente deseja o cancelamento do pedido, é necessário suspender a cobrança. Já nas demais situações, o estorno virá em forma de crédito nas próximas faturas e pode levar de uma a duas faturas para aparecer.

Além disso, é necessário ressaltar que o reembolso só virá nas faturas seguintes se a atual for paga. Portanto, é preciso manter o pagamento  das faturas em dia.

Quem pode solicitar esse recurso?

  • Situações em que o cliente se arrependa da compra feita em loja em no máximo 7 dias após a confirmação. Já no caso de lojas físicas, a empresa não tem obrigação de devolver o dinheiro se não houver irregularidades;
  • Casos em que o produto está dentro do prazo de garantia, mas possui algum defeito e a empresa não repara o dano no prazo de 30 dias;
  • Situações em que o produto vem em quantidade diferente da informada na embalagem;
  • Casos em que a oferta não foi cumprida;
  • Casos de cobranças feitas indevidamente no cartão de crédito.

Como solicitar o estorno?

Confira como solicitar o pedido de estorno em cada situação:

Pedido de estorno para a loja

Para solicitar esse recurso diretamente ao estabelecimento comercial, seja ele online ou presencial, é preciso seguir os seguintes passos:

  • Fazer o pedido de estorno e verificar as políticas de devolução;
  • Verificar se todas as informações estão corretas, em caso afirmativo, o estorno acontecerá pelo próprio estabelecimento na máquina de cartão que foi utilizada para realizar a compra;
  • Em casos de compras online, o cliente receberá o estorno imediatamente nas próximas faturas;

Pedido de estorno com a operadora do cartão

Nessa situação, caso o estabelecimento não concorde em realizar o estorno, é preciso acionar diretamente a operadora do cartão. Assim, a operadora abrirá uma disputa entre as duas partes e o cliente precisa reunir documentos que justifiquem o pedido de estorno, como fotos e comprovantes de atrasos na entrega.

Além disso, é preciso destacar que o estorno só é possível após a loja aceitar as condições. Caso isso não aconteça, é possível questionar a decisão do estabelecimento no PROCON.

Via R7

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x