Tecnologia

Como fazer os melhores vídeos de esportes (dica: é preciso um conversor)

Não faltam opções para diferenciar seus vídeos.

12/12/2023

VÍDEOS – Não faltam opções de influenciadores e canais que criam conteúdo sobre esportes, especialmente futebol, em português.

Tem para todos os gostos e criar um novo veículo exige criatividade e ter a resposta para a pergunta “como posso me diferenciar?”

 

Vídeos com lances de jogos, opinião, assuntos quentes e polêmicos, tudo isso exige edição e se isso antes obrigava o uso de um software de vídeo ou a contratação de um profissional especializado e caro, hoje isso pode ser feito de forma muito fácil com um programa como o CapCut Online.

 

Primeiro vamos apresentar o programa, antes de dar dicas acionáveis e simples de seguir para criadores de conteúdo esportivo.

 

O que é o CapCut Online?

O CapCut é um editor de vídeo gratuito e online que é fácil de usar e com muitas funcionalidades, permitindo que qualquer pessoa ou profissional use o serviço e crie vídeos com qualidade profissional.

 

Para acessar o CapCut Online é muito simples, precisando apenas acessar o site, criar uma conta e logo ter um espaço de 1GB para fazer o upload dos arquivos de vídeo, áudio e imagens.

Na plataforma está disponível uma biblioteca gigante com imagens e vídeos de arquivo, além de efeitos, transições, músicas livres de direitos autorais e modelos de texto para usar.

 

O processo de adição e edição é simples. Há uma linha do tempo em que são adicionados todos os elementos, editando cada frame e segundo do vídeo com todos esses itens. Você pode adicionar o que quiser, claro, sempre pensando na coesão do vídeo e como o espectador verá esse conteúdo.

Algo muito importante para selecionar é o tamanho do vídeo. Ele será na horizontal, para ser visto na tela de computadores ou televisões, ou apenas no celular, um vídeo na vertical que costuma ter 9:16 ou até 1:1 (formato quadrado)?

 

Enquanto a edição é feita na linha do tempo, você pode visualizar o conteúdo em tempo real, fazendo ajustes. Não se esqueça de salvar o processo, mas ele também é salvo automaticamente pelo programa.

 

 

Use o conversor

 

Um dos benefícios do CapCut Online é a possibilidade de usar o conversor de vídeo, uma ferramenta que anos atrás era difícil de achar e invariavelmente falhava muito e demorava até horas para converter vídeos curtos.

 

Com vídeos de diferentes fontes, tamanhos, codecs e outros detalhes, para criar uma obra uniforme e coesa é preciso fazer tudo “caber” no vídeo, com o mesmo formato até para a edição ser simplificada.

 

Portanto, antes de começar a edição, confira se todos os vídeos têm a mesma taxa de frames por segundo (pode variar, ficando entre 30 e 60 muitas vezes) e os formatos dos vídeos.

 

Se essa tarefa não for realizada, o vídeo será disforme e difícil de ver: com certeza você já teve essa dificuldade ao ver vídeos de pessoas que não sabiam editar bem e publicaram no YouTube ou outras plataformas.

 

 

Tente se diferenciar

 

 

Não faltam opções para diferenciar seus vídeos. Uma boa vinheta de abertura, que prenda quem está vendo, informe e gere uma identidade visual é um excelente primeiro passo. O segundo passo pode ser colocar trilhas.

 

 

Uma estratégia muito usada, especialmente em redes sociais como TikTok ou os reels do Instagram é usar uma música que está bombando ou até uma trilha mais genérica, mas que desperte emoções.

 

 

Por fim, filtros que podem transformar a cor do vídeo ou da sua cara, trends virais como dancinhas, desafios e conteúdos especiais, enfim, recursos visuais ou de assunto são sempre uma boa para se manter antenado.

 

 

No caso dos esportes, a opinião sempre é um enorme diferencial, afinal times e atletas mexem com as paixões dos fãs de esporte. Isso nos leva ao próximo tópico.

 

 

 

Assuntos quentes no esporte

 

O esporte é dinâmico, seja futebol, tênis, basquete, futebol americano ou até esportes sem tanta cobertura de mídia, mas que com certeza têm seus fãs. Há competições a todo momento, assim como notícias sobre os atletas e times.

 

Por isso a cobertura é quase sem parar porque os assuntos surgem toda hora e oferecer esse conteúdo “quentinho” é uma excelente forma para se destacar. Assim seus seguidores vão saber que na hora que surgir alguma coisa, você estará lá para reagir, trazer informações ou até opiniões.

 

Ou ainda melhor, você se transformará numa referência no assunto e seus seguidores terão a necessidade de saber qual é sua visão sobre determinado tópico.

 

 

 

Invista em transições

 

Apesar de vídeos curtos e de redes sociais permitirem cortes chamados de “mais secos”, as transições sempre são uma boa ideia para vídeos que precisam ser editados para dar mais movimento ou mesmo para tirar alguns errinhos de fala ou imagem.

Há diversas formas de fazer uma transição de uma cena para outra e o CapCut Online oferece dezenas delas, seja criando efeitos que surgem em diversas partes da tela ou até que balançam, definitivamente chamando a atenção. Só é preciso tomar cuidado para não exagerar e ter o efeito contrário, que afasta quem está vendo.

 

 

Finalizou?

 

 

Todas suas ideias estão no vídeo? Chegou a hora de exportar. Você pode escolher qual formato que você prefere para o vídeo, se precisa ser em altíssima qualidade, tendo um tamanho maior, ou então se a qualidade pode ser menor, privilegiando o tamanho e a rapidez da exportação.

 

Também é possível visualizar uma última vez e em pouco tempo seu vídeo estará pronto para ser compartilhado com o mundo.

 

 

 

Leia também: Décio diz que um novo ciclo se inicia para garantir a perenidade da companhia

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x