Saúde

Combate à dengue exige que população seja protagonista

Combate à dengue exige maior atenção por causa das altas temperaturas, as chuvas favorecem o acúmulo de água parada, condição ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti

17/05/2024

Além das altas temperaturas, as chuvas favorecem o acúmulo de água parada, condição ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, e exige, consequentemente, maior atenção no combate à dengue.

 

 

De acordo com o Informe Epidemiológico da Dengue, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica na quarta-feira, 15, em 2024 foram registrados 267.977 casos prováveis da doença. Em relação aos óbitos, o Estado tem 182 confirmados e 52 permanecem em investigação.

 

combate

Combate à dengue exige maior atenção por causa das altas temperaturas, as chuvas favorecem o acúmulo de água parada, condição ideal para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Foto divulgação/ SESA-PR

 

Quando comparado ao mesmo período no ano anterior, Santa Catarina apresentou um aumento de 222,81%, por isso é indispensável a sensibilidade de todos para evitar a proliferação do mosquito em prol da saúde e bem-estar social.

 

 

De acordo com Tharine Dal-Cim, bióloga da Dive, a mobilização da população deve ser constantemente incentivada, visto que as residências são os principais locais de criadouro pelo acúmulo de água parada. “Aproximadamente 80% dos focos positivos do mosquito Aedes aegypti estão nas residências, em ralos, calhas, caixa-d’água destampadas, plantas com água, e a maior concentração dos problemas encontrados pelos agentes de combate às endemias são resíduos sólidos (lixo) desprezados conscientemente pela população dentro de suas casas”, afirma a bióloga.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x