Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
Coluna: Você conhece o Vale da Utopia?
Recentemente uma informação me chamou a atenção, não tanto por não promoverem testes de qualidade de água, mas pelo nome do lugar: Vale da Utopia. Considerando que entre os significados da palavra “Utopia” é estar em uma situação, ou local idealizado, onde tudo é perfeito, harmônico e feliz, deduzi que…
24/02/2025
Recentemente uma informação me chamou a atenção, não tanto por não promoverem testes de qualidade de água, mas pelo nome do lugar: Vale da Utopia. Considerando que entre os significados da palavra “Utopia” é estar em uma situação, ou local idealizado, onde tudo é perfeito, harmônico e feliz, deduzi que só pode ser um espaço de plenitude, uma espécie de paraíso tropical, mas sem aquela parafernália de turistas por todo o canto. Jornalista que se preze não deixa de acompanhar notícias, pesquisar, analisar fatos e buscar curiosidades, para depois formar e expressar uma opinião, não é mesmo? (Falo por mim, é claro!).
Pesquisei e descobri que lá no Vale da Utopia existe uma praia de águas cristalinas, a Praia do Maço, entre os morros de Palhoça, na Grande Florianópolis. Está localizada entre a Praia da Pinheira e a Praia da Guarda do Embaú, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Quer saber como chegar lá? Há duas rotas possíveis: fazer uma trila de cerca de 15 minutos, pela Praia da Pinheira, ou acessar pela Praia da Guarda do Embaú, que leva em torno de duas horas. É aproximadamente 38 quilômetros da área central de Palhoça, com acesso pela BR-101, na última saída antes do pedágio. Curiosamente, esse recanto ecológico, que promete belíssimas paisagens, não integra o monitoramento de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.
Se você adora curtir o verão com todo o conforto e muita badalação (tipo na “Dubai Brasileira”…), esse roteiro com certeza “não será a sua praia”, literalmente… Mas para os que “fogem” de ambientes hiper movimentados e hiper povoados na estação do calor, motivos não faltam para conhecer o Vale da Utopia.
Foto: Tripadvisor.com.br
Reduto dos hippies
Com uma extensa grama verde, em um ambiente preservado, isolado e sem infraestrutura para turistas, no Vale da Utopia é proibido acampar. Em suma, é um verdadeiro paraíso para quem busca paz e um contato genuíno com a natureza. Não por acaso, é chamado de “reduto dos hippies” em Santa Catarina. Faz todo o sentido! Numa época em que só se ouve, fala e assiste notícias sobre guerras, polarização política e discursos de ódio, sem dúvida lugares como a Praia do Maço, no Vale da Utopia, pode ser uma boa alternativa para relaxar e “esvaziar a cabeça” dos problemas do dia a dia, ainda que temporariamente…
Confesso que não conheço o lugar, mas que é de aguçar a curiosidade, isso é! Afinal, a descrição sobre o Vale da Utopia lembra o cenário de um filme, não é mesmo? Santa Catarina é mesmo um Estado diferenciado, sem dúvida!
Para os ecoaventureiros e mochileiros de plantão, #ficaadica! Porém, não se esqueçam de irem bem equipados, com muita água, protetor solar, repelente e demais itens indispensáveis para esse tipo de aventura. E então? Bora lá?