Colunas

Coluna: Vida saudável

O verão está chegando e isso faz com que as pessoas corram para as academias ou iniciem dietas

13/12/2021

O verão está chegando e isso faz com que as pessoas corram para as academias ou iniciem dietas para apresentar uma imagem mais saudável e atraente nas praias, piscinas e nos passeios.

Mas é bom evitar as dietas milagrosas e o excesso de exercícios, pois isso pode acabar prejudicando a saúde.

O certo é manter hábitos saudáveis o ano inteiro, e se você quer manter uma boa forma, nada melhor que começar agora uma alimentação saudável e um programa de atividades físicas.

Coma pelo menos cinco porções de frutas e verduras diariamente distribuídas nas suas refeições. Por exemplo: coma uma fruta com o café da manhã. No meio da manhã coma outra fruta. No almoço coma salada verde e salada de tomate e cebolas. No meio da tarde uma fruta ou um suco de frutas. E no jantar coma salada com o prato principal ou uma fruta qualquer de sobremesa.

Evite excesso de frituras e alimentos muito gordurosos, prefira carnes mais magras. Evite também o excesso de carboidratos: não coma massa com arroz, batata e pão. Escolha só um deles em cada refeição e não abuse do sal na comida.

O prato brasileiro típico de feijão, arroz, carne e salada é uma refeição muito bem balanceada.

Além da alimentação saudável, também é importante fazer atividades físicas.

Se quiser e puder, vá para uma academia. Se não, faça você mesmo. Mas atenção! Se você tem algum problema de saúde, ou está na terceira idade, consulte um médico antes de iniciar seus exercícios.

Meia hora por dia de atividades físicas, cinco vezes por semana é fundamental para manter o tônus muscular e a boa forma, além de ser favorável para todo o organismo.

Pelo menos duas vezes por semana devemos fazer exercícios que envolvam força e alongamento muscular e caminhar ou pedalar sempre que puder.

Para os idosos, a caminhada é o exercício ideal, três vezes por semana, meia hora de cada vez, é muito benéfico para a saúde como um todo.

Alimente-se bem e faça exercícios o ano todo para sempre chegar no verão em boa forma.

Por

Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Notícias relacionadas

x