Categories: Colunas

Coluna: Setembro Amarelo – Disque 188

Este mês é marcado pela campanha Setembro Amarelo, ligada à prevenção do suicídio.

O suicídio é um assunto que as pessoas normalmente evitam abordar, assim como não se falava do câncer, da AIDS, e das doenças sexualmente transmissíveis tempos atrás. Eram temas que todos evitavam abordar, em uma espécie de conspiração de silêncio, como se fossem assuntos proibidos.

Mas esconder o assunto não evitou que o número de suas vítimas crescesse a cada dia, sem parar. Foi preciso quebrar esses tabus e falar sobre essas doenças, para explicar, esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção. Só assim se conseguiu reverter o cenário.

Com o suicídio ocorre o mesmo, pois hoje ele é considerado pelo Ministério da Saúde (e pela Organização Mundial de Saúde da ONU) um problema de saúde pública, mas ainda não se fala ou fala-se muito pouco nele. A exemplo do que já vimos acontecer no passado com as outras doenças, o suicídio é hoje um assunto tabu, e isso vem contribuindo para que a quantidade de vítimas aumente.

O número de suicidas cresceu 34% nos últimos 15 anos. São 32 mortes por dia, uma a cada 46 minutos, somando mais de 11 mil óbitos por ano. Suicídio já é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 24 anos no Brasil.

Estudos estimam que nove em cada dez casos de suicídio podem ser evitados, se a pessoa tiver ajuda e atenção. Existe um telefone de apoio emocional e prevenção ao suicídio, o Ligue 188. É preciso quebrar o silêncio e divulgar o 188 como um caminho para a ajuda.

A depressão, considerada a doença do século e a maior causa de suicídios, tem tratamento. Daí a importância fundamental de abordar o assunto.

Discutir o tema – e entender os fatores que levam a ele – são as únicas armas que temos contra o suicídio.

Vamos quebrar o silêncio e divulgar o disque grátis para o 188 do CVV – Centro de Valorização da Vida. Ele existe para ajudar pessoas com ideias suicidas em todo o país.

Participe do Setembro Amarelo você também.

Valorize a vida!

Vicente Caropreso

Médico Neurologista, Deputado Estadual SC e Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Recent Posts

Atletismo: Jaraguaenses vão ao pódio na Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo

“Tivemos ótimos resultados nas provas com grandes nomes”, comentou o treinador

7 minutos ago

Confira a previsão dos astros para o seu horóscopo de terça-feira 11 de março de 2025

Horóscopo de terça-feira 11 de março de 2025

35 minutos ago

Política e Políticos – O calorão nas escolas

Política e Políticos – O jornalista Celso Machado comenta os principais acontecimentos de Santa Catarina…

1 hora ago

MPSC firma acordo de R$ 1,3 milhão com empresa após acidente com ácido sulfônico

A Buschle & Lepper S/A será responsabilizada pelo derramamento de ácido sulfônico, que causou danos…

5 horas ago

Xadrez: Jaraguá do Sul fatura sete medalhas em Circuito Rápido de Joinville

O CXJa tem mais um compromisso neste fim de semana, com o Estadual de Categorias

7 horas ago

Poliesportivo: Inscrições estão abertas para Torneio do Servidor em Guaramirim

A Prefeitura Municipal oferece sete modalidades diferentes, com prazo até 17 de abril

8 horas ago

This website uses cookies.