Sônia Pillon é jornalista e escritora, formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto e Gramática pela Univille. Integra a AJEB Santa Catarina. Fundadora da ALBSC Jaraguá do Sul.
Coluna: Seja bem-vinda, Primavera!
E eis que a Primavera começou! Mas como, se o período oficial da estação iniciaria no dia 23 de setembro?! Sim, mas a “apressadinha” chegou antes, mais precisamente na última sexta-feira, grudada no 1º de setembro… Pois é, as mudanças climáticas estão fazendo o maior fuzuê no nosso calendário! Pode…
03/09/2023
E eis que a Primavera começou! Mas como, se o período oficial da estação iniciaria no dia 23 de setembro?! Sim, mas a “apressadinha” chegou antes, mais precisamente na última sexta-feira, grudada no 1º de setembro… Pois é, as mudanças climáticas estão fazendo o maior fuzuê no nosso calendário! Pode isso?
A explicação é que hoje temos de considerar conceitos antagônicos: as estações astronômicas, definidas pela posição da Terra em relação ao Sol, e as meteorológicas, ou climáticas, por sinal bastante instáveis nos últimos tempos. Resumindo, o segundo conceito é o que sentimos na prática. Vamos combinar que as quatro estações do ano andam bem bagunçadas e já não é de hoje.
De setembro a novembro El Niño se fará presente, com indicativo de chuvas excessivas no Sul e secas no Norte e Nordeste. De maneira geral, meteorologistas apontam para temperaturas acima da média em todo o país.
Em solo catarinense, especificamente em setembro, espera-se temperaturas que alcancem até 16ºC, por causa da chuva e das entradas de ar frio ao longo do mês. Portanto, prepare o guarda-chuva que vem água por aí!
Mas deixando de lado as previsões e tendências da meteorologia, é impossível não comemorar a chegada da estação mais florida, colorida e alto astral do ano. Como não se encantar com a exuberância de cores e aromas que passam a povoar nossos dias. Começar o dia vislumbrando flores das mais variadas cores por todo o canto é reconfortante, aquece o coração, combina com esperança e alegria. Até os passarinhos festejam sacudindo mais as asinhas e cantando com mais vigor, não é mesmo? Para os que apreciam a sonoridade da passarada, é só fechar os olhos e usufruir esses momentos repletos de magia.
Ah, as flores! Elas são fontes inesgotáveis de inspiração! De lirismo atemporal. Matéria-prima para poetas e românticos incuráveis, as flores fazem a alma sorrir.
Como ficar indiferente quando a Primavera bate à nossa porta?!
Notícias relacionadas
Conto: Chegadas e partidas
Uma estação rodoviária é quase sempre vista como um local caótico, especialmente em períodos comemorativos, de Natal e Ano Novo. Os mais sortudos emendam as folgas com as férias de janeiro. É quando vemos mais passageiros apressados, de olho no relógio e com os ouvidos atentos ao alto-falante, preocupados com…