Colunas

Coluna: Política & Políticos – Roteiros invertidos

Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) com roteiros invertidos. Depois de alguns dias ‘sediado’ em Florianópolis, Lima começou a semana fazendo campanha em Lages. Até sábado, visita Joinville, Blumenau e Criciúma. Mello deve circular mais em Florianópolis e região. E há uma razão para isso. Nestes cinco colégios eleitorais, entre os maiores do Estado, no primeiro turno Mello só perdeu em Florianópolis, a “capital do serviço público”: lá, fez 68.874 mil contra 75.061 mil dados a Lima.

Resultados adversos

Em Lages, onde esteve na segunda-feira (24), Lima fez 13.969 votos contra 31.608 mil de Mello. Em Joinville, 151.072 mil para o senador e 45.358 ml para o petista. Em Blumenau, terra natal e base eleitoral do petista, Décio Lima faturou 33.075 mil contra 85.689 de Mello. Em Criciúma (a candidata a vice é de lá) o senador faturou 37.635 mil votos, Lima fez 16.445 mil. Por isso mesmo, na propaganda eleitoral destes últimos dias de campanha, é chumbo grosso!

*Só um fato novo e retumbante poderá mudar o resultado do primeiro turno na disputa pelo governo do Estado a ponto de eleger Décio Lima (PT). Afinal, se Jair Bolsonaro (PL) lidera com muita folga a intenção de votos do eleitor de SC, não é diferente com Jorginho Mello (PL).

*A pedido do senador Alexandre Silveira (PSD/MG) o Senado deve criar a CPI do assédio eleitoral, para investigar denúncias contra empregadores que teriam pressionado empregados a votarem em seus candidatos. Com foco em empresários bolsonaristas. Ao contrário, como apoiador de Lula, Dário Berger (PSB), sem mandato a partir de 2023, já assinou.

*Esperidião Amin (PP), bolsonarista (meio que por conveniência, já que era candidato a governador) ainda não se manifestou. E Jorginho Mello (PL), praticamente eleito, nem o fará. Nos próximos quatro anos, sua cadeira no Senado será de Ivete Appel da Silveira (MDB). Que também não assinou pela criação da CPI.

* A partir de 2023, vereadores (por maioria de votos) de Nova Veneza, região de Criciúma, também terão emendas impositivas ao orçamento do município, como ocorre com senadores, deputados e as bancadas dos partidos. Para o indefectível toma lá, dá cá.

*Cada um dos nove vereadores eleitos pelo PT, PPS, PMN, PROS, PRB, PSD, PSDB, PP e PSB terá direito a R$ 89 mil/ano. Além de outros R$ 640 mil que serão divididos entre as bancadas de partidos, todas com um único vereador. Se a moda pega…

*O Hospital Misericórdia, do Distrito de Vila Itoupava (Blumenau) será homenageado em sessão especial do Senado. A pedido do senador Esperidião Amin (PP). A instituição, fundada em 23 de fevereiro de 1923, atende pacientes pelo SUS e é referência em psiquiatria.

*Há 100 anos o Misericórdia funciona em prédio construído em legítimo estilo enxaimel, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No início de 2022, o hospital concentrou a internação de pacientes da região com quadro grave de dengue.

 

Romário investe no futebol

Reeleito senador do Rio de Janeiro pelo PL, com 2.240.045 de votos, Romário (de Souza Farias) está fechando negócio com a diretoria do Atlético Catarinense, de São José (Grande Florianópolis) e será um dos principais investidores do clube que vai disputar a série principal do campeonato estadual em 2023.

Boas campanhas

Fundado em 2020, o Atlético foi campeão da terceira divisão no mesmo ano. Agora, em 2022, foi vice-campeão da segundona- mesmo derrotado na final pelo Criciúma, garantiu o acesso à primeira divisão. Em 2018, Romarinho, filho do senador carioca, foi contratado pelo Figueirense. Mas disputou apenas seis jogos, marcou apenas um gol e deixou o clube em dezembro do mesmo ano.

Patricia

Recent Posts

Confira a agenda esportiva mundial para esse domingo, 6 de abril

Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!

13 horas ago

Futebol: CRB resolve no primeiro tempo e bate a Chapecoense

Coritiba ganha do Vila Nova e América-MG vence Botafogo-SP na Série B

14 horas ago

Futebol: Com Memphis e Yuri inspirados, Corinthians bate o Vasco no Brasileirão

Botafogo derrota o Juventude em casa e conquista primeira vitória; Ceará vence o Grêmio

14 horas ago

Futebol: Juventus sub-21 estreia com derrota no estadual

A partida pelo Campeonato Catarinense aconteceu em Tubarão

15 horas ago

This website uses cookies.