Colunas

Coluna: Política & Políticos – Reajuste dos combustíveis

Celso Machado comenta os principais acontecimentos da política catarinense

05/01/2023

O senador Jean Paul Prates (PT/RN), indicado por Lula da Silva (PT) para comandar a Petrobras, disse que a fórmula de cálculo para reajuste dos combustíveis será revisada, mas que continuarão em linha com os preços internacionais do petróleo. Ou seja, exatamente como é agora. Porém, em março, por decreto de Lula, a desoneração dos combustíveis aplicada pelo governo passado, acaba.

 

Só para clientes da Petrobras

“A Petrobras não faz intervenção em preços, ela cumpre o que o mercado e o governo criam de contexto. É um contexto. A Petrobras reage a um contexto. Então, a gente vai criar a nossa política de preços para os nossos clientes, para as pessoas que compram da Petrobras. A gente não pode influenciar” disse Prates. Ou seja, só para clientes de postos de revenda da bandeira Petrobras. Rapidinho, vira um monopólio. Entenderam?

 

Os rumos do MDB

Deputados federais e estaduais do MDB têm reunião agendada para o próximo dia 10 (terça-feira). Será no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa, para debater o futuro do partido em Santa Catarina. Por exemplo, como o MDB se comportará em relação aos governos de Lula da Silva (PT) e Jorginho Melllo (PL). Traduzindo, em qual poleiro vai se acomodar melhor. Ou nos dois, se possível. Mantendo o histórico do partido.

 

De olho na Assembleia

E, claro, discutir estratégias para eleger o novo presidente da Assembleia Legislativa na pessoa de Mauro de Nadal, que já presidiu a Alesc em 2021. Participam da reunião os estaduais Antídio Lunelli, Mauro De Nadal, Jerry Comper, Volnei Weber, Fernando Krelling e Tiago Zilli. E os federais Carlos Chiodini, Valdir Cobalchini e Rafael Penzeti. Além da senadora Ivete Appel da Silveira.

 

Quem fiscaliza?

Projeto de lei do deputado Sérgio Motta (Republicanos)e sancionada recentemente pelo ex-governador Carlos Moises (Republicanos), obriga a reserva de 5% de mesas e cadeiras para idosos nas praças de alimentação dos shoppings. Vai dar no que falar. Os absurdos aluguéis pagos por comerciantes não comportam cadeiras e mesas vazias.

 

Cirurgias com 103 mil na fila

Uma das grandes promessas de campanha do governador Jorginho Mello (PL) é zerar a fila de espera por cirurgias eletivas. Segundo a secretária Carmen Zanotto, 103 mil catarinenses estão na fila. Nesta semana ela recebeu o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de SC, Giovani Nascimento, e outros dirigentes da FEHOESC. Mello se auto intitulava como o “senador da saúde” por conta de recursos de emendas parlamentares que teria destinado para o setor nos últimos quatro anos.

Parceria indispensável

“Precisamos trabalhar com as entidades que representam os hospitais que estão na ponta e sabem das dificuldades que estão enfrentando para receber os pacientes”, disse Zanotto. Ressaltando que o sucesso da empreitada depende basicamente desta parceria. Mas, ainda não há um prazo para tirar a promessa do papel.

 

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x