Atendendo a um pedido do governador Jorginho Mello, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, admitiu e concordou em se estabelecer um prazo de 12 meses como período de transição da proibição estabelecida pelo STF para que bombeiros voluntários façam vistorias e fiscalizem edificações. Como ocorre em Jaraguá do Sul e Joinville, por exemplo. A lei estadual que permitia convênios entre prefeituras e voluntários foi considerada inconstitucional. A ação contra os voluntários é da Procuradoria-Geral da República, alegando que este serviço cabe exclusivamente às corporações militares. Mas, é preciso que a maioria dos ministros concorde. O tempo será contado a partir de junho quando houve a decisão do STF. Porém, as vistorias feitas até então estão validadas.
*A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), catarinense nascida em Videira, representará o Brasil na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica. Ela destacou-se na defesa inarredável da ex-presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment em 2016. Em 2022 não se reelegeu.
*Entre 5 e 22 de outubro, período da 38° Oktoberfest, e depois de 20 anos quase que abandonado, o aeroporto regional Quero-Quero, de Blumenau, vai receber voos comerciais. Em aviões com capacidade para nove passageiros partindo de Curitiba (PR) Congonhas (SP).
*Ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) já admite uma candidatura a prefeito de Tubarão em 2024. No município, PP e PL, que devem ser seus adversários diretos, vivem dias de disputas internas. Foi em Tubarão que Moisés construiu toda a sua carreira de bombeiro militar.
Passou pela Comissão de Defesa Civil e Desastres Naturais da Assembleia Legislativa parecer favorável a projeto de lei do deputado Carlos Humberto (PL), alterando a legislação estadual que trata da prevenção de incêndios (Lei 16.157/2013). O PL retira a obrigatoriedade da apresentação de atestado dos bombeiros para a emissão do alvará de construção pelos municípios. Conforme o autor, o objetivo é desburocratizar e simplificar os processos de regularização de edificações, tornando-os mais eficientes e céleres. A alteração proposta, no entanto, não desobriga a apresentação do atestado dos bombeiros para o ‘habite-se’ ou alvará de funcionamento. Aliás, a iniciativa tem apoio do Corpo de Bombeiros Militares.
*A ala de Flavio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, pressiona para que ele ocupe a vaga de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal. E, para que sua vaga seja de uma mulher.
*Toda essa disputa escancarada e sem qualquer constrangimento pelo poder não é nada de anormal em um governo com 38 ministérios e onde grupos distintos disputam cargos palmo a palmo. Uma verdadeira antropofagia entre ‘camaradas’.
No dia anterior Lula da Silva (PT) negou à imprensa que a mulher, Janja, iria ao Rio Grande do Sul chefiando uma equipe de ministros para averiguar, com o governador Eduardo Leite (PSDB), os prejuízos causados por chuvas torrenciais e enchentes. No dia seguinte (28), avião da FAB pousou em Porto Alegre com ela à frente da comitiva. O vice, Geraldo Alckmin (PSB) também ministro da Indústria e Comércio (por enquanto) não foi convidado. Além de ser voz isolada no governo, Alckmin, que sempre chamou Lula de ladrão, agora faz o papel de suplente de primeira-dama. Aliás, o ex-tucano é mera figura decorativa no governo.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Saiba quais são os jogos de hoje e onde assistir tudo!
Athletico derrota Paysandu no Pará e Goiás ganha do Amazonas
Zion Berchtold está em Ponta Grossa-PR para a estreia da competição nacional
Crematório Catarinense informa
Horóscopo de sábado 5 de abril de 2025, previsão dos astros para o seu signo,…
Agora, a Locomotiva Amarela foca na partida de volta da Copa do Brasil
This website uses cookies.