Colunas

Coluna: Política & Políticos – Amin x Mello x Moisés

Fique por dentro de tudo que acontece nos bastidores da política catarinense

30/09/2022

Esperidião Amin (PP) e Jorginho Mello (PL), personagens de bate-bocas frequentes onde quer que estejam, agora protagonizam mais um capítulo desse festival de arranca-rabos em que se transformou a eleição para governador de Santa Catarina. Mello querendo atropelar Moisés e Amin fustigando Mello, que é o seu malvado preferido.

Os fatos

No debate da NSC Comunicação (dia 27) Carlos Moisés disse que Mello o procurou no final de 2020 questionando nova licitação para contratar empresa que administraria o presídio de Lages. Defendendo a continuidade de contrato com a empresa Reviver. Com a nova licitação, o Estado economiza R$ 47 milhões/ano, quase metade do contrato anterior, disse o governador.

É uma “ lua de mel”

Mello agora quer provas da conversa. E indenização por danos morais. Na mesma toada Esperidião Amin aproveita a deixa e tenta atingir Mello, também com uma notícia-crime, pedindo que a Promotoria de Justiça de Moralidade Pública investigue a “grave” denúncia feita por Carlos Moisés. Vai dar em nada. E, dependendo das urnas, nem depois das eleições.

ELEIÇÕES

*Sai hoje (30) à noite a terceira e última pesquisa da NSC Comunicação com o Ipec (antigo Ibope). A mesma pesquisa também trará a tendência de voto do eleitorado consultado pela pesquisa para a presidência da República e Senado. Horas de agonia para quem se candidatou a cargo eletivo.

*Acuado pelos índices das pesquisas eleitorais que não o colocam em bom patamar, o governador Carlos Moisés (Republicanos) apela para a popularidade de Jair Bolsonaro em Santa Catarina. O Republicanos está na coligação de JB e, por isso mesmo, aliados do governador distribuem, aos milhares, “santinhos” com a foto dos dois.

*Eleito pelo PSL na “onda Bolsonaro” de 2018, Moisés rompeu relações com o governo federal, esconjurando o capitão-presidente, com repercussão na mídia nacional. Absolutamente cru no mundo político, já se arrependeu das investidas (foram várias) contra JB. Mas não se constrange em pedir votos via presidente.

*Pelo seu histórico positivo de incidentes sem gravidade em dias de eleições, o governo do Estado decidiu, mais uma vez, liberar a venda de bebidas alcoólicas no domingo (2). O que já ocorre há mais de 20 anos, sem necessidade de mobilização especial de forças de segurança. Aliás, senão pioneiro, o Estado está entre os primeiros do país a adotar a regra.

* Entre as profissões declaradas por candidatos às eleições de outubro em Santa Catarina, os empresários são a maioria. Nada menos que 108 entre os 597 concorrentes. A ocupação “outros”- e sabe-se lá o que fazem- aparece com 73 candidatos. Advogados, com 64 e professores, com 41 candidaturas, também se destacam entre as profissões.

*A justiça Eleitoral lembra que, se faltar energia elétrica a votação segue normal porque as urnas eletrônicas podem funcionar até 13 horas seguidas com bateria própria. Tempo suficiente para que a Celesc providencie consertos ou coisa do gênero.

 

Bolsonaro vem (?)

Depois de adiar por duas vezes, de novo o presidente Jair Bolsonaro (PL) garante que vem a Joinville amanhã, 1º de outubro, onde deve encerrar sua campanha eleitoral por volta de 16 horas. Vai ser uma briga de foice entre bolsonaristas para ver quem tira o melhor proveito da visita presidencial. Afinal, dizem as pesquisas, JB lidera com grande folga a preferência do eleitor de Santa Catarina.

O ungido

Jorge Seif (PL) “afilhado” político de Bolsonaro, é o único com garantia de lugar privilegiado ao lado do presidente. Pelo melhor lugar na foto é previsível um empurra-empurra entre Jorginho Mello (PL), Esperidião Amin (PP) e Kennedy Nunes (PTB/Joinville), também candidato a senador e todos declaradamente bolsonaristas.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Nascido em Blumenau, 72 anos, 57 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Notícias relacionadas

x