Colunas

Coluna: Planos de saúde podem negar tratamento oncológico?

Em meio a campanha mundial do outubro rosa, cabe discorrermos acerca da negativa que muitos planos de saúde apresentam aos tratamentos oncológicos solicitados por seus usuários.

Inicialmente, é importante lembrar que, nos termos da Súmula 608 do Supremo Tribunal de Justiça, o Código de Defesa do Consumidor é aplicado aos contratos de plano de saúde. Desta forma, desde já é possível esclarecer que a negativa ao tratamento oncológico é prática abusiva pelo plano de saúde, em virtude da relação consumerista existente.

Todos os tratamentos de saúde são considerados como “situação de risco”, uma vez que colocam em perigo o bem jurídico que é a vida.

Ainda que o plano de saúde tenha sido contratando quando o consumidor desconhecia a doença, o tratamento oncológico possui cobertura obrigatória nos planos de saúde, ainda que a enfermidade não esteja enquadrada no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Em caso de negativa do plano de saúde ao tratamento oncológico, o paciente deve ingressar com ação judicial, por meio de um advogado de sua confiança ou da defensoria pública, buscando uma liminar, com a finalidade do juiz conceder, antecipadamente, o pedido de liberação do plano, enquanto aguarda-se uma sentença.

Desta forma, não há prejuízo ao consumidor pela demora do processo, evitando que sua situação de saúde se agrave, ou até mesmo que venha a óbito.

Não obstante, cumpre complementar que nos casos de câncer de mama, a cirurgia plástica reconstrutiva da mama deve ser coberta pelo plano de saúde, conforme art. 10-A da Lei nº.9.656/1999, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde.

Em razão de todo o exposto, não poderá o plano de saúde negar tratamento oncológico ao paciente, quer seja em sede de internação, exames, cirurgias e/ou medicações.

ATENÇÃO: esta publicação possui meramente caráter informativo, não substituindo uma consulta com profissional especializado.

 

Samantha Hafemann

OAB/SC 54.861. Possui pós-graduação em Direito Civil e MBA em Gestão Empresarial. Graduanda em Gestão do Inventário Extrajudicial

Recent Posts

Futebol: Renato Gaúcho é o novo técnico do Fluminense

Campeão da Copa do Brasil em 2007, profissional chega para sua sétima passagem

1 hora ago

Tênis de Mesa: Jaraguaense sub-13 vai ao pódio duas vezes no Sul-Americano

Essa foi a primeira aparição do mesatenista da cidade com a Seleção Brasileira

1 hora ago

Vereador propõe serviço de atendimento veterinário móvel em Jaraguá

Vereador propõe serviço de atendimento veterinário móvel em Jaraguá. O documento solicita que a Prefeitura…

2 horas ago

Futsal: LNF recorda o penta do Jaraguá em final épica contra o Praia Clube

Jogo único, em Carlos Barbosa, fez jus ao trabalho realizado pelo clube catarinense

4 horas ago

Rua Feliciano Bortolini com interdição de trecho nesta sexta-feira (04)

A medida é necessária para a instalação de uma faixa de pedestres elevada, próximo da…

4 horas ago

Basquete: AJAB sub-15 ganha na primeira rodada do estadual

Equipe masculina de Jaraguá do Sul estreia bem e encara Joinville na próxima semana

5 horas ago

This website uses cookies.